PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS, CIDADANIA E POLITICAS PÚBLICAS (PPGDH)

Not informed

Banca de QUALIFICAÇÃO: DANIEL LIMA DE SOUSA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DANIEL LIMA DE SOUSA
DATA: 07/03/2023
LOCAL: https://meet.google.com/fru-tqyi-biw
TÍTULO: TRAJETÓRIAS INTELECTUAIS DE PESQUISADORES(AS) NEGROS(AS) EM DIREITOS HUMANOS O CASO DO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
PALAVRAS-CHAVES: Palavra-chave: Direitos Humanos, Intelectualidade negra. Invisibilização epistêmica, Decolonialidade.
RESUMO: As concepções de negro, branco e mestiço, são conceitos nos quais, foram construídos a partir de mitos fundadores criados pela Europa que, estipulou não somente “padrões de beleza” e ao se deparar com os povos africanos e suas diversas expressões culturais escolheram por criminalizar e zoomorfizar o corpo negro. Adiante, vale trazer que o aspecto do mestiço entra na sociedade dita nova, por pertencer a um novo mundo, essa que vem com raízes bem próximas aos europeus mas, que em seu seio carrega a Afro-Américo-Latinidade da diversidade do Novo Mundo, apesar das inúmeras imposições do cristianismo ou do sistema político da época. Por isso, sem dúvida uma das formas mais antigas de desterritorialização de um povo é o extermínio da sua cultura através de mecanismos como o apagamento e/ou invisibilização epistêmica. Logo, a pesquisa se propõe a analisar, a partir de autores como Stuart Hall, Alex Ratts, Carlos Porto, Walter Gonçalves e Joel Bonnemaison, fundamentais para o entendimento da formação territorial de um povo, para assim elencar os elementos que fundamentam a colonialidade do saber, tendo como ponto de reflexão as análises feitas por autorias negras de primeira geração Lélia Gonzáles (1987) e Conceição Evaristo (1947), que trazem a decolonialidade como saída para a crise identitária que cerca o povo Afro-latino-americano. Para isso, abordaremos a construção das epistemologias negras a partir de marcos históricos étnico demarcados. O estudo, apresenta a trajetória intelectual de pesquisadores negros e negras egressos do mestrado em Direitos Humanos do Programa de Pós-graduação em Direitos Humanos da Universidade Federal da Paraíba entre 2015-202, uma vez que, perpassam diretamente o campo das Políticas Públicas em torno do território e sobretudo educacionais, principal foco onde esse estudo se debruça, ou seja, através da análise crítica dos mecanismos de proteção internacional e nacional, fazemos inserções no sentido de viabilizar a reflexão sobre o lugar da pessoa negra no Brasil apresentando desde seu movimento sócio histórico até a atualidade com as consolidações das legislações e normativas. Palavra-chave: Direitos Humanos, Intelectualidade negra. Invisibilização epistêmica, Decolonialidade.
Presidente - 1683652 - ANTONIO MANOEL ELIBIO JUNIOR
Interno - 1762569 - AMANDA CHRISTINNE NASCIMENTO MARQUES