PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS, CIDADANIA E POLITICAS PÚBLICAS (PPGDH)

Not informed

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIANA MEDEIROS TOLÊDO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIANA MEDEIROS TOLÊDO
DATA: 30/06/2023
LOCAL: sala 107 PPGDH
TÍTULO: EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS E EDUCAÇÃO POPULAR NA UFPB: Projeto PET/Conexões de Saberes Acesso e Permanência do Jovem de Origem Popular à Universidade Diálogos-Universidade-Comunidade
PALAVRAS-CHAVES: Educação Popular. Educação em Direitos Humanos. Extensão Universitária. Jovem popular.
RESUMO: A presente pesquisa tem como título EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS E EDUCAÇÃO POPULAR NA UFPB: um estudo das ações do Projeto PET/Conexões de Saberes Acesso e Permanência do Jovem de Origem Popular à Universidade Diálogos-Universidade-Comunidade, faz parte do curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos, Cidadania e Políticas Públicas – Universidade Federal da Paraíba. Linha de Pesquisa 2 – Educação em Direitos Humanos. Teve como objetivo central analisar a Educação em Direitos Humanos e sua relação com a Educação Popular na Universidade Federal da Paraíba através da experiência do Projeto PET/Conexões de Saberes Acesso e Permanência do Jovem de Origem Popular à Universidade Diálogos-Universidade-Comunidade. Os objetivos secundários que nortearam a pesquisa foram Compreender as concepções de Educação em Direitos Humanos e Educação Popular; Refletir sobre a relação entre a Educação em Direitos Humanos e a Educação Popular nas atividades de extensão da Universidade Federal da Paraíba no Centro de Educação entre os anos 2021/2022/2023; e Identificar o Projeto PET/Conexões de Saberes Acesso e Permanência do Jovem de Origem Popular à Universidade como um projeto da Universidade Federal da Paraíba que possui uma experiência de Educação em Direitos Humanos em sua interação com a Educação Popular, considerando os desafios e as possibilidades no acesso e permanência de jovens de origem popular ao Ensino Superior. Para compreender os conceitos de Educação Popular, Educação em Direitos Humanos e Extensão Universitária, a fundamentação teórica foi construída à luz de Zenaide (2018), Calaça (2016), Saviani (2019), Melo Neto (2007) e demais autores que aprofundaram-se nesses conceitos. Para responder aos objetivos traçados foi traçada uma metodologia de pesquisa de cunho qualitativo, documental – ao realizar o levantamento das atividades de extensão do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba que abordam a Educação Popular e a Educação em Direitos Humanos, e de campo por meio da aplicação de um questionário de pesquisa direcionado aos bolsistas do PET/Conexões de Saberes. Ao todo 10 (dez) bolsistas participaram da pesquisa e foi possível compreender, a partir das respostas deles e o diálogo com a fundamentação teórica traçada anteriormente, a importância do Programa no que tange o acesso e a permanência dos jovens de origem popular na universidade, elucidando a importância da extensão universitária para levar os conhecimentos construídos academicamente para além dos muros, promovendo a formação íntegra, política e cidadã dos indivíduos pautada nos conceitos de Educação Popular e da Educação em Direitos Humanos.
Presidente - 918.249.404-59 - IVANALDA DANTAS NÓBREGA DI LORENZO - UFCG
Interno - 2485129 - MARLENE HELENA DE OLIVEIRA FRANCA