PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS, CIDADANIA E POLITICAS PÚBLICAS (PPGDH)

Not informed

Banca de DEFESA: JACKELYNE DE OLIVEIRA SILVA

DISCENTE: JACKELYNE DE OLIVEIRA SILVA
DATA: 30/10/2023
LOCAL: Sala de aula CA 107 - PPGDH
TÍTULO: QUAL A COR DO MEU SERTÃO? ESCOLA, EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS E IDENTIDADE ÉTNICA DOS JOVENS DO QUILOMBO OS “RUFINO”.
PALAVRAS-CHAVES: IDENTIDADE NEGRA. EDUCAÇAO EM DIREITOS HUMANOS. LEI 10.639/03. POLÍTICAS EDUCACIONAIS.
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
SUBÁREA: Sociais e Humanidades
RESUMO: O presente trabalho busca compreender como a educação em Direitos Humanos e a lei 10.639/03 contribuem para a construção de uma identidade juvenil negra dos estudantes quilombolas da comunidade “os Rufino”, sertão paraibano, quando implementadas na Educação Básica. A referida Lei Federal instituiu a obrigatoriedade do ensino de história e cultura africana e afro-brasileira nas escolas de ensino básico. Nesse sentido, urgiu a necessidade de entender esse processo, no sentido de despertar em alunos negros referências positivas para a formação e fortalecimento de sua autoimagem. Além disso, tentar identificar se há e quais são as práticas educativas que as escolas estão desenvolvendo à luz da educação em direitos humanos e da Lei 10.639/2003. O estudo foi descritivo e exploratório, e buscou caracterizar a comunidade quilombola “os Rufino” e suas especificidades, uma vez ser o quilombo o recorte principal para realização dos procedimentos metodológicos do trabalho, com uma análise crítica do problema, assumindo uma abordagem qualitativa e utilizando o método dedutivo dialético, o que fez ser possível estabelecer uma relação entre o universo estudado e os sujeitos, a partir de uma revisão de literatura voltada essencialmente para políticas públicas de Educação em Direitos Humanos, estudos sobre a problemática étnico racial, com pesquisa de campo tendo como instrumento de coleta entrevistas semiestruturadas com jovens estudantes quilombolas, professores e membros da Secretaria de Educação do Município de Pombal, a partir das suas reflexões da realidade. Como resultado da pesquisa, foi possível perceber que dentro do município a recepção da lei já tem um grande desenvolvimento e que os jovens quilombolas, mesmo que de maneira tardia, conseguiram adquirir, através de suas vivências, uma identidade, e com os investimentos corretos em capacitação de professores, materiais didáticos e estratégias pedagógicas, seria possível transformar as salas de aula em espaços de valorização e respeito pelas culturas afro-brasileiras.
Presidente - 1448856 - ORLANDIL DE LIMA MOREIRA
Interno - 1460077 - SUELIDIA MARIA CALACA