PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS, CIDADANIA E POLITICAS PÚBLICAS (PPGDH)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Phone
Not informed

News


Banca de DEFESA: ELAYNE CRISTINA MACHADO DE ARAÚJO SANTANA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ELAYNE CRISTINA MACHADO DE ARAÚJO SANTANA
DATA: 20/11/2023
HORA: 09:30
LOCAL: Sala de aula do PPGDH - sala 107
TÍTULO: A DINÂMICA CULTURAL NA EDUCAÇÃO DE SURDOS: DESAFIOS E POSSIBILIDADES ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS NA PERSPECTIVA INTERCULTURAL
PALAVRAS-CHAVES: Educação em Direitos Humanos; dinâmica cultural; surdez; cultura e identidade surda; educação de surdos; interculturalidade; movimento social.
PÁGINAS: 190
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação Especial
RESUMO: A pesquisa se propõe a investigar como ocorre a dinâmica cultural entre surdos e ouvintes no ambiente escolar. A pesquisa também tem como objetivos: compreender a cultura e identidade surda, para pensar a surdez enquanto uma diferença cultural; analisar o papel da Educação em Direitos Humanos para formação de uma sociedade livre de discriminações contra a pessoa surda; verificar os desafios e possibilidades para a educação de surdos através de uma educação intercultural. Para isso, a pesquisa apoiou-se nos trabalhos de Brito (2021), Crespo (2009), e Lanna Júnior (2010) a fim de entender a organização das pessoas com deficiência, enquanto movimento social, em busca de reconhecimento de direitos e luta contra a discriminação, especialmente a participação das pessoas surdas com suas reivindicações específicas, que se concentrava, sobretudo, na luta contra o ouvintismo e o reconhecimento da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Este trabalho filia-se à visão sociocultural da surdez defendida por Sá (2002) e Gesser (2012), os quais enxergam a pessoa surda a partir da sua diferença cultural e de seu sentimento de pertencimento a esse grupo. Assim, firma-se nos estudos de Goldfeld (1997) e Skiliar (2010) a respeito da situação da educação de surdos no Brasil. A visão do surdo - como pertencente a um grupo minoritário - possibilita o reconhecimento de direitos de acordo com a sua diferença, em especial uma educação de qualidade em consonância aos princípios e aos objetivos inerentes a uma educação em direitos humanos. Baseia-se ainda nos estudos de Benevides (2000), Carbonari (2010), Viola (2010) e Zenaide (2007) para compreender o sentido de uma educação em direitos humanos, e fundamenta-se nos estudos de interculturalidade de Candau (2012) que enxerga a educação intercultural como um meio possivelmente eficaz de diminuir as práticas históricas de discriminação contra surdos e alcançar uma sociedade mais justa. Sob o ponto de vista metodológico, trata-se de uma pesquisa do tipo qualitativa, classificada como exploratória descrita, tendo em vista os objetivos definidos na pesquisa, seguindo o método dedutivo e composta pelas seguintes etapas: bibliográfica e de campo. Para compreender o processo de dinâmica cultural dentro de sala de aula, a pesquisa de campo foi feita utilizando entrevistas semiestruturadas com alunos surdos, ouvintes, professor e intérpretes de libras dos cursos técnico e superior do Instituto Federal da Paraíba (IFPB). Os dados foram analisados à luz do método hermenêutico-dialético. A partir dos estudos realizados, é possível concluir que ainda há muito desconhecimento e desinteresse de aprender sobre a cultura surda e de se relacionar com ela, o que gera o isolamento do aluno surdo. Verificamos que, além da barreira da comunicação, a barreira do desconhecimento deve ser superada.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 332434 - TIMOTHY DENIS IRELAND
Interno - 252653 - FERNANDO CEZAR BEZERRA DE ANDRADE
Externo ao Programa - 3016596 - MUNIQUE MASSARO