PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS, CIDADANIA E POLITICAS PÚBLICAS (PPGDH)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de QUALIFICAÇÃO: JUCENIO GOMES DE ARAÚJO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JUCENIO GOMES DE ARAÚJO
DATA: 12/12/2023
HORA: 09:00
LOCAL: SALA DO PPGDH
TÍTULO: EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS NA PARAÍBA: IMPLEMENTAÇÃO DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS NA FORMAÇÃO DE EDUCADORES (AS) EM DIREITOS HUMANOS
PALAVRAS-CHAVES: Formação de Educadores em Direitos Humanos; Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos - NCDH; Educação em Direitos Humanos.
PÁGINAS: 153
RESUMO: Este trabalho tem como objetivo analisar experiências vivenciadas nas práticas educativas de educadores em Direitos Humanos do Polo de Campina Grande-PB, que participaram do Curso de Especialização em Educação para os Direitos Humanos, na modalidade semipresencial, oferecido pelo Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos – NCDH da UFPB, no período entre 2013 e 2015. Nessa perspectiva, nossos objetivos específicos se concentram em: contextualizar a inserção da Educação em Direitos Humanos no âmbito das Políticas Públicas Educacionais na América Latina e no Brasil, refletindo acerca da Inserção da EDH no NCDH da UFPB, e sua contribuição na formação de educadores em Direitos Humanos na educação Paraibana, além de buscarmos identificar experiências de Educação em Direitos Humanos, desenvolvidas pelos educadores do Polo de Campina Grande que participaram do Curso de Formação. Escolhemos o método qualitativo de pesquisa, tendo em vista o objeto de nosso estudo. Nesse sentido, nosso percurso teórico-metodológico partirá de uma pesquisa bibliográfica, tendo como base teórica autores como Zenaide (2014), Tosi (2014), Sacavino (2007), Benevides (2007), Candau (2007) entre outros. A análise documental inclui a escala Nacional e Internacional servindo de instrumento para a promoção da educação em Direitos Humanos, além de planos de intervenção, produzidos pelos especialistas . Metodologicamente, optamos pela pesquisa qualitativa, fazendo uso da técnica da entrevista semiestruturada e do questionário, com seis educadores em Direitos Humanos, sendo quatro professores da Educação Básica, ao tempo do curso, e dois educadores Sociais, duas professoras e duas coordenadoras do Curso de formação. Nesse sentido, a pesquisa desvelou a importância do Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos na Formação de Educadores em Direitos Humanos na Paraíba, assim como no compromisso da Universidade Federal da Paraíba frente ao Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 918.249.404-59 - IVANALDA DANTAS NÓBREGA DI LORENZO - UFCG
Interno - 1009018 - MARIA DE NAZARE TAVARES ZENAIDE
Externo à Instituição - MARIA APARECIDA VIEIRA DE MELO