PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS, CIDADANIA E POLITICAS PÚBLICAS (PPGDH)

Not informed

Banca de QUALIFICAÇÃO: ALEXANDRE SOUSA DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALEXANDRE SOUSA DA SILVA
DATA: 26/02/2024
LOCAL: Sala virtual do google meet - https://meet.google.com/qrh-igkb-rmz
TÍTULO: PRÁTICAS EDUCATIVAS NO ENSINO MÉDIO DA PARAÍBA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DE UMA EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
PALAVRAS-CHAVES: Educação. Direitos Humanos. Ensino Médio. Cidadania.
RESUMO: A pesquisa se propõe investigar as práticas educativas desenvolvidas pelo Ensino Médio da rede pública paraibana e sua repercussão na formação dos jovens para uma cultura de direitos humanos e para o exercício da cidadania. De acordo com Cury (2019. p. 1), “O Ensino Médio sempre foi a pedra de toque da desigualdade social expressa na desigualdade educacional” e, partindo desse pressuposto, compreendemos que muitos são os desafios e perspectivas da política educacional, especialmente no que tange à formulação do currículo do Ensino Médio, visando reverter as desigualdades sociais e assegurar uma educação “pública, gratuita, de qualidade” e voltada para o pleno “exercício da cidadania” (Brasil, 1988). Fundamentamos teoricamente a pesquisa especialmente em: Benevides (2003), Candau (2010, 2012) e Rodrigues (2014) que abordam a política de Direitos Humanos no contexto educacional; Cury (2019), entre outros críticos e estudiosos das reformas educacionais que analisam o dualismo das políticas ora voltadas para a formação profissional, ora para a formação geral do indivíduo, mas que reverenciam a importância fundamental de uma formação integral de nível médio; e na legislação educacional brasileira, como também nos referenciais curriculares do sistema educacional do Estado da Paraíba. A pesquisa se referencia na pesquisa qualitativa, tomando como instrumento de coleta dos dados entrevistas semiestruturadas com professores e a realização de um grupo focal com estudantes do Ensino Médio, objetivando compreender as práticas educativas realizadas na escola a ser pesquisada. Para o tratamento dos dados coletados na pesquisa de campo, procederemos a análise de conteúdo baseada na metodologia de Bardin (1977).
Presidente - 1448856 - ORLANDIL DE LIMA MOREIRA
Interno - 918.249.404-59 - IVANALDA DANTAS NÓBREGA DI LORENZO - UFCG