PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS, CIDADANIA E POLITICAS PÚBLICAS (PPGDH)

Not informed

Banca de DEFESA: NOÊMIA SOARES BARBOSA LEAL

DISCENTE: NOÊMIA SOARES BARBOSA LEAL
DATA: 27/07/2016
LOCAL: PPGDH
TÍTULO: Memorias de Jovens egressos das Unidades de Acolhimento Institucional de Joao Pessoa: um olhar sobre as praticas educativas e a construcao do sujeito de direitos
PALAVRAS-CHAVES: Memórias; Desligamento Institucional; Sujeitos de Direitos.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Sociologia
RESUMO: Apesar de constantemente revisitada, a tematica da institucionalizacao de criancas e adolescentes apresenta-se ainda como objeto de investigacao. A excepcionalidade e a provisoriedade da medida de acolhimento sao sistematicamente descumpridas, devido as multiplas dificuldades que as familias enfrentam ao tentarem reaver o cuidado dos seus filhos. Como resultado, a permanencia de uma relevante parcela dessa populacao nos abrigos tem sido prolongada ate o seu desligamento por maioridade civil. Quando o abrigo nao realiza o trabalho de preparacao gradativa para o desligamento, a insercao dos jovens egressos na sociedade pode ser dificultada. Assumir praticas educativas que sejam orientadas pela educacao em direitos humanos promove a formacao de individuos que protagonizem sua propria vida. A partir das categorias de analise da memoria testemunhal, emancipacao e autonomia, objetiva-se reconstituir as memorias das vivencias de jovens egressos das unidades de acolhimento institucional de Joao Pessoa/PB, analisando a leitura que fazem da preparacao para o desligamento por maioridade e da formacao de sujeitos de direitos. Para a analise dos dados, utilizaram-se estudos desenvolvidos por Freire (1967; 2013) e Foucault (2011; 2012), entre outros. Metodologicamente, este trabalho constitui-se em uma pesquisa qualitativa que utiliza os procedimentos da Historia Oral e cuja discussao e resultante da analise de entrevistas semiestruturadas, que compoem nossas fontes orais, e da consulta a processos de medidas protetivas arquivados na 1ª Vara da Infancia e Juventude de Joao Pessoa/PB, nossas fontes escritas. Concluiu-se, com base nas categorias de analise da memoria testemunhal, emancipacao e autonomia, que os jovens egressos das unidades de acolhimento foram marcados, em suas trajetorias de vida, por experiencias que favoreceram o seu desenvolvimento e ampliaram horizontes existenciais. Contudo, na maioria dos casos, o trabalho em prol da autonomia e protagonismo dos jovens foi prejudicado pela ausencia de uma intencionalidade educativa e de uma sistematizacao de praticas pedagogicas no cotidiano dos servicos; pela baixa qualificacao e rotatividade dos profissionais e pelas falhas articulatorias da rede de protecao. Visto que a incorporacao pratica de principios educativos de direitos humanos ja e conquista concretizada no campo teorico, sao precisos, agora, investimento e compromisso, para que esses principios sejam incorporados ao fazer diario da politica publica do acolhimento institucional.
Interno - 252653 - FERNANDO CEZAR BEZERRA DE ANDRADE
Externo ao Programa - 1024895 - MARIA DE FATIMA PEREIRA ALBERTO