PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL (PPGECAM)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: ANTONIO DIAS DE LIMA TERCEIRO NETO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANTONIO DIAS DE LIMA TERCEIRO NETO
DATA: 31/03/2020
HORA: 15:00
LOCAL: Sala do PPGECAM
TÍTULO: AVALIAÇÃO DO CONFORTO EM INFRAESTRUTURAS CICLOVIÁRIAS COM BASE EM IRREGULARIDADE LONGITUDINAL, VIBRAÇÕES MEDIDAS POR SMARTPHONES E PERCEPÇÕES DOS CICLISTAS.
PALAVRAS-CHAVES: Infraestrutura cicloviária; Vibração; Smartphone; Irregularidade longitudinal; Conforto.
PÁGINAS: 85
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Civil
RESUMO: A utilização da bicicleta vem crescendo muito, aparecendo como uma alternativa de um transporte urbano, amigo do meio ambiente, em oposição a utilização em grande escala dos automóveis, que provocam problemas de transporte, ambientais, sociais e econômicos. Desse modo, a infraestrutura urbana tem que está preparada para atender a demanda dos usuários. Para isso, além da implantação de novas infraestruturas cicloviárias, é preciso manter as já existentes em boas condições, surgindo assim a importância do seu monitoramento constante por meio de avaliações para identificar o seu estado atual e definir estratégias de intervenções quando necessárias. Entretanto, as avaliações das infraestruturas cicloviárias são predominantemente subjetivas, dependendo estritamente da opinião do avaliador, logo existe uma lacuna na literatura sobre avaliações objetivas. Neste sentido, esta pesquisa teve como objetivo utilizar medidas objetivas para avaliar o conforto em infraestruturas cicloviárias de forma prática, confiável e com baixo custo. Para isso, foram coletadas medidas de irregularidade longitudinal do pavimento com o equipamento Machine for Evaluating Roughness using Low-cost Instrumentation (MERLIN), medidas de aceleração vertical com auxílio de um aplicativo pré-instalado em um smartphone e, por fim, foi realizada uma avalição subjetiva com ciclistas, tratando sobre o conforto na infraestrutura cicloviária. Os dados obtidos passaram por uma análise estatística, que permitiu o estabelecimento de limites aceitáveis de irregularidade longitudinal e de vibração, de acordo com a percepção dos ciclistas. Além disso, foi verificado a correlação entre a irregularidade longitudinal e a vibração, sendo que à medida que o pavimento é mais irregular, o ciclista está sujeito a maiores vibrações. Os limites encontrados ainda foram aplicados, por meio de uma avaliação objetiva, em um trecho da infraestrutura cicloviária da cidade de João Pessoa-PB, obtendo como resultado mapas de conforto, os quais possibilitam uma melhor visualização das condições atuais da infraestrutura e podem servir como gatilho para novas intervenções. Por fim, o estudo aponta que as medidas de irregularidade e de vibração são adequadas para identificar as condições de conforto nas infraestruturas cicloviárias e aliadas a mapas de conforto podem auxiliar os planejadores de transportes e administradores na tomada de decisão quanto as intervenções necessárias para manter a qualidade de passeio para os ciclistas, incentivando indiretamente o uso da bicicleta.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - FRANCISCO HEBER LACERDA DE OLIVEIRA
Interno - 1548892 - GEOVANY JESSE ALEXANDRE DA SILVA
Presidente - 1453678 - RICARDO ALMEIDA DE MELO