PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL (PPGECAM)

Not informed

Banca de DEFESA: AMANDA GONDIM CABRAL QUIRINO

DISCENTE: AMANDA GONDIM CABRAL QUIRINO
DATA: 28/09/2021
LOCAL: Videoconferência (https://meet.google.com/urc-zeqx-hsr)
TÍTULO: INVESTIGAÇÃO DO PROCESSO FENTON HETEROGÊNEO NO TRATAMENTO DE LIXIVIADO DE ATERRO SANITÁRIO
PALAVRAS-CHAVES: Compostos recalcitrantes, Delineamento Composto Central Rotacional (DCCR), Descoloração, Metodologia de Superfície de Resposta (MSR), Processos Oxidativos Avançados (POAs).
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Civil
RESUMO: Os lixiviados são efluentes de elevada complexidade resultantes da combinação entre a degradação dos resíduos e o ciclo da água em um aterro sanitário. O processo Fenton heterogêneo é um tipo de Processo Oxidativo Avançado (POA) caracterizado por utilizar peróxido de hidrogênio (H2O2) e catalisadores sólidos contendo ferro para gerar radicais hidroxila. O objetivo do trabalho consistiu em investigar o processo Fenton heterogêneo (Ni0,5Zn0,5Fe2O4/H2O2) no tratamento do lixiviado do Aterro Sanitário Metropolitano de João Pessoa (ASMJP). Para isso, inicialmente, foi conduzido um estudo bibliométrico e sistemático sobre a aplicação dos processos Fenton heterogêneos no tratamento de lixiviados de aterros sanitários, considerando-se o período de publicação de 2015-2020, de acordo com a metodologia ProKnow-C (Knowledge Development Process – Constructivist). As investigações práticas foram conduzidas segundo um Delineamento Composto Central Rotacional (DCCR) associado a Metodologia de Superfície de Resposta (MSR). As variáveis de entrada adotadas foram o pH (2,98 a 8,02), a concentração de catalisador (0,66 a 2,34 g/L) e o fator de H2O2 (0,33 a 1,17), onde [H2O2] = fator de H2O2 x 2,125 x DQO lixiviado bruto. A variável resposta para mensurar a eficiência do tratamento foi a descoloração do lixiviado bruto. Como resultado, foi gerado um modelo matemático com R2 de 0,9597 e a MSR possibilitou a determinação do ponto ótimo (pH: 8,02, concentração de catalisador: 0,66 g/L, fator de H2O2: 1,1450) para descoloração, que correspondeu a uma eficiência de 89,7%. O modelo gerado pela regressão dos dados experimentais foi validado experimentalmente na condição otimizada, em triplicata, e o mesmo apresentou ajuste satisfatório entre a resposta teórica e as obtidas experimentalmente. Ademais, na condição otimizada, foi investigada a resposta espectral do lixiviado ao Fenton heterogêneo e a processos isolados (apenas H2O2 ou Ni0,5Zn0,5Fe2O4), onde verificou-se que houve remoção dos picos das absorbâncias de compostos aromáticos simples (228,254 e 284 nm) e conjugados (310 nm), como também a redução da área espectral integrada de 200 a 800 nm, tendo sido obedecida a ordem de eficiência: Ni0,5Zn0,5Fe2O4/H2O2 > H2O2 > Ni0,5Zn0,5Fe2O4, o que elucidou a efetividade do processo Fenton heterogêneo na descoloração de lixiviado de aterro sanitário e na remoção de compostos recalcitrantes presentes no lixiviado bruto.
Presidente - 1821373 - ELISANGELA MARIA RODRIGUES ROCHA
Externo à Instituição - GERALDA GILVANIA CAVALCANTE DE LIMA