PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL (PPGECAM)

Not informed

Banca de QUALIFICAÇÃO: NAYLA KELLY ANTUNES DE OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: NAYLA KELLY ANTUNES DE OLIVEIRA
DATA: 01/12/2021
LOCAL: Videoconferência (https://meet.google.com/gva-urwg-xjx)
TÍTULO: UTILIZAÇÃO DE SOLUÇÃO ALCALINA PARA ANÁLISE DA SUSCEPTIBILIDADE DO CONCRETO À REAÇÃO ÁLCALIS-AGREGADO
PALAVRAS-CHAVES: condições de estocagem, lixiviação, mev, ressonância, ultrassom.
RESUMO: O concreto apresenta-se como o material de construção mais utilizado no mundo e atrelada a sua importância no mercado está a relevância de estudar sua composição, assim como os processos de degradação que o atingem. Dentre esses fenômenos está a reação álcali-agregado, que é conhecida como uma reação de expansão deletéria que afeta o desempenho à longo prazo do concreto. Essa patologia é muito recorrente em barragens de concreto devido as condições agressivas do ambiente e há evidências de sua ocorrência em várias barragens brasileiras, dentre elas na Usina Hidrelétrica de Paulo Afonso IV. Neste contexto, o objetivo do presente estudo é analisar amostras de concretos extraídas da Usina de PA IV, com intuito de analisar se os mesmos ainda têm capacidade de reagir, associando o uso de técnicas não destrutivas (NDT) e análises microestruturais para detectar a ocorrência de RAA ou outras patologias incidentes. São utilizadas 10 amostras, referentes a três furos distintos, as mesmas foram submetidas aos ensaios de velocidade de propagação do pulso ultrassônico e frequência de ressonância forçada, e serão condicionadas em duas condições distintas de estocagem e posteriormente serão submetidas novamente aos ensaios NDT associados as análises microestruturais. Os resultados obtidos até então, mostram que a partir da análise da velocidade de pulso a qualidade dos concretos é classificada como muito boa, além disso, através do monitoramento do pH, observa-se a lixiviação de produtos alcalinos da reação do concreto com a água deionizada, o que está implicando no aumento do pH até o presente momento.
Interno - 1683197 - RENNIO FELIX DE SENA
Externo à Instituição - ROMUALDO RODRIGUES MENEZES