PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL (PPGECAM)

Not informed

Banca de QUALIFICAÇÃO: REGINALDO MOURA BRASIL NETO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: REGINALDO MOURA BRASIL NETO
DATA: 28/03/2022
LOCAL: Videoconferência (https://meet.google.com/okq-fmrw-hrf)
TÍTULO: ÍNDICE DE EXPOSIÇÃO À AÇÃO DAS SECAS METEOROLÓGICAS (NIFT): ESTUDO DE CASO SOBRE O BRASIL (1970–2019)
PALAVRAS-CHAVES: Secas, Brasil, exposição, SPI, NIFT.
RESUMO: A seca é um fenômeno natural originado a partir da ausência de precipitação ao longo de certo período capaz de causar prejuízos a diferentes setores da sociedade. Desse modo, monitorar o comportamento espaço-temporal e o nível de exposição a ação desses fenômenos é uma tarefa de extrema importância para o gerenciamento dos recursos hídricos. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é desenvolver um índice que auxilie a identificação das regiões mais expostas à ação das secas meteorológicas tomando como base o Standardized Precipitation Index (SPI). Para formular o NIFT, como foi chamado o índice, foram utilizados dez parâmetros distintos que contemplam informações relativas à quantidade, intensidade, frequência e tendências das séries das secas. Foram utilizadas 3,090 séries de chuva do Global Precipitation Climatology Centre (GPCC) ao longo dos últimos 50 anos (1970–2019) espaçados pelo Brasil e as análises foram desenvolvidas em quatro escalas temporais (mensal, trimestral, semestral e anual) e em duas escalas espaciais (nível pontual e regional). Técnicas de análise de clusters hierárquicas foram empregadas para zonear regiões com base no nível de exposição a ação das secas e a relação entre os valores NIFT e as características físicas de cada grid foi investigada a partir do teste de Fisher. Os dados revelam que há elevada variabilidade no padrão espaço-temporal da precipitação, tal que a região Norte é a mais chuvosa, enquanto o Centro-Oeste, Sudeste e o Nordeste são as regiões menos chuvosas. A caracterização dos eventos de seca aponta que o número e a intensidade média dos eventos são maiores ao avaliar as secas de curto prazo, mas os eventos são mais longos e severos para as secas de longo prazo. Os resultados mostram que na última década várias regiões foram severamente atingidas por eventos de alta severidade e as tendencias são de que esses eventos serão mais frequentes e severos na maior parte do país. Os valores NIFT indicam que a região Nordeste é a que apresenta o maior nível de exposição a ação das secas meteorológicas do Brasil, especialmente para as análises a nível trimestral e semestral. Ademais, os resultados da análise de cluster indicam que há elevada variabilidade na regionalização relativa ao nível de exposição, mas o padrão encontrado nas regiões Norte e Sul diferem das outras zonas do Brasil na maioria dos casos. A relação entre os valores NIFT e as características de cada grid apontam que áreas com maior variabilidade de temperatura e precipitação tendem a apresentar maior nível de exposição a ação das secas, enquanto regiões mais elevadas e chuvosas são menos expostas. Conclui-se que o índice NIFT se mostrou uma ferramenta eficaz no processo de monitoramento das secas e estima-se que sua aplicação seja difundida e validada em outras regiões para auxiliar no gerenciamento dos recursos hídricos.
Externo à Instituição - CARLOS ANTONIO COSTA DOS SANTOS
Presidente - 1358547 - CELSO AUGUSTO GUIMARAES SANTOS