PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL (PPGECAM)

Not informed

Banca de QUALIFICAÇÃO: MANOEL DOMICIANO DANTAS FILHO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MANOEL DOMICIANO DANTAS FILHO
DATA: 26/09/2022
LOCAL: Auditório do Bloco Multimídia
TÍTULO: ESTUDO DO DESEMPENHO MECÂNICO DO CONCRETO AUTOADENSÁVEL COM SUBSTITUIÇÃO DO AGREGADO NATURAL E DO AGLOMERANTE PELO RESÍDUO DA SCHEELITA
PALAVRAS-CHAVES: Concreto Autoadensável; Concreto com Baixo Consumo de Cimento; Resíduo da Scheelita.
RESUMO: O CAA pode ser definido como um concreto que possui três propriedades simultâneas: resistência a segregação, capacidade de se escoar de maneira intacta sobre as barras de aço da estrutura, e fluidez (EFNARC, 2002; TUTIKIAN, DAL MOLIN, 2008). O CAA é amplamente utilizado na indústria da construção civil, se caracterizando por possuir dosagens com grande quantidade de finos e agregados naturais na sua composição. A substituição parcial do agregado e dos finos pelo resíduo da scheelita se caracteriza como um estudo relevante, possibilitando a redução dos prejuízos ao meio (ANDRADE, 2020). O objetivo geral deste trabalho consiste em analisar o desempenho mecânico do Concreto Autoadensável produzido com diferentes teores do mineral scheelita, oriunda da Mina Brejuí, em Currais Novos/RN, por substituição parcial em percentagem do agregado natural e dos finos na composição do concreto. Os materiais utilizados na pesquisa são: Cimento Portland CP-V ARI, brita 0 e brita 1, na condição de agregados graúdos, areia fina, como agregado miúdo, calcário dolomítico, utilizado como fino, e o resíduos finos e grossos da scheelita. Está sendo realizado a caracterização física e química dos agregados, com a definição da determinação de massa específica (ABNT NBR 53/2003), composição granulométrica (ABNT NBT 248/2003), Difração de Raio X, entre outros ensaios. A composição do CAA está sendo definida por meio de Gomes (2002). Haverá a substituição do agregado natural e do calcário dolomítico pelo resíduo da scheelita grosso e fino, respectivamente, nas proporções de 0%, 30%, 60% e 100%, com permutações entre as substituições, totalizando em 16 traços. Será realizado a avaliação do CAA no estado fresco, realizando os ensaios de Funil V, anel J, Cone de Abrams, Caixa L e Coluna de Segregação, e no estado endurecido, com Resistência a Compressão Axial (ABNR NBR 5739/2018), com 28 e 90 dias de cura. Será definido o Fator de Eficiência (Fe) pela razão entra a resistência a compressão pelo consumo de cimento. Os resultados estão sendo obtido e analisados simultaneamente. Espera-se que a utilização do resíduo da scheelita como agregado miúdo e finos mantenha as características principais do CAA, dando uma utilidade a um material que é desprezível pós processo de beneficiamento, causando danos ao meio ambiente.
Externo à Instituição - ANA CECILIA VIEIRA DA NÓBREGA
Presidente - 1287752 - GIVANILDO ALVES DE AZEREDO