PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL (PPGECAM)

Not informed

Banca de DEFESA: RAFAELA DE SOUSA MEDEIROS

DISCENTE: RAFAELA DE SOUSA MEDEIROS
DATA: 28/09/2022
LOCAL: Sala do PPGECAM (Bloco Multimídia)
TÍTULO: MODELOS PARA AVALIAÇÃO DO SISTEMA VIÁRIO URBANO
PALAVRAS-CHAVES: Infraestrutura urbana. Automóveis. Pedestres. Ciclistas. Nível de serviço.
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Civil
RESUMO: O espaço urbano é composto por diversos sistemas de infraestrutura, que interagem entre si para permitir o funcionamento da cidade. No sistema viário, diferentes modos de transporte compartilham a via, com diferentes necessidades em relação a esse espaço. Devido a isso, é necessário entender a percepção dos usuários, de modo a permitir que as vias ofereçam boas condições de serviço a todos os modais. Este trabalho buscou desenvolver modelos para avaliar a qualidade do sistema viário urbano, de acordo com a percepção de motoristas de automóveis, pedestres e ciclistas. A percepção desses usuários foi coletada a partir de questionários aplicados na cidade de João Pessoa-PB, de modo a classificar a importância de aspectos do ambiente urbano para a qualidade das viagens feitas na cidade. As respostas foram usadas para definir os pesos dos critérios e subcritérios dos modelos de avaliação, a partir de uma regressão logística multinomial. A condição do pavimento da via e da calçada foram os elementos considerados mais importantes para os motoristas de automóveis e os pedestres, respectivamente. Para os ciclistas, os elementos de controle de tráfego representaram o fator mais relevante para a qualidade da viagem. Ainda, os modelos foram aplicados na avaliação de três vias de João Pessoa-PB, para testar sua aplicabilidade. Viu-se que o uso dos modelos, associado aos critérios de avaliação para a atribuição das notas, facilitaram e agilizaram a análise da condição das vias, oferecendo um panorama da qualidade de serviço existente.
Externo à Instituição - CIRA SOUZA PITOMBO
Interno - 338146 - JOSE AUGUSTO RIBEIRO DA SILVEIRA