PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL (PPGECAM)

Not informed

Banca de QUALIFICAÇÃO: MAELSON MENDONCA DE SOUZA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MAELSON MENDONCA DE SOUZA
DATA: 01/03/2023
LOCAL: Videoconferência (https://meet.google.com/czd-rgfk-pbn)
TÍTULO: APROVEITAMENTO DE RESÍDUOS CERÂMICOS E DE DIATOMITA NA FABRICAÇÃO DE AGREGADOS LEVES
PALAVRAS-CHAVES: Agregado leve; Resíduo da cerâmica vermelha; Resíduo de diatomita; Aproveitamento.
RESUMO: O uso de agregados leves (LWAs) em obras e serviços de engenharia está cada dia mais comum. Suas propriedades de densidade, absorção de água e resistência mecânica favorecem sua utilização em um vasto campo de aplicações. Contudo, a fabricação de LWAs depende do consumo de recursos naturais. Diante disso, diversas pesquisas vêm testando o aproveitamento de subprodutos na elaboração de LWAs. Estudos bem-sucedidos apontaram que esta técnica demonstra um elevado potencial para incorporação de resíduos. Ao mesmo tempo, a fabricação e a utilização desordenada de diatomita e de materiais cerâmicos vêm resultando em severos impactos ambientais. Na China, dezenas de milhares de toneladas de resíduo de diatomita (RDR) são produzidos anualmente, provocando o desperdício de recursos naturais, a emissão de CO2 na atmosfera e a lixiviação de substâncias nitrogenadas no solo. Por sua vez, o resíduo da cerâmica vermelha (RCW) é um dos principais subprodutos gerados por materiais cerâmicos. Estima-se que quase um terço da produção mundial de cerâmica é desperdiçada diariamente, devido a elaboração de peças defeituosas. Assim, percebe-se a necessidade de estudos sobre possíveis métodos de reutilização destes resíduos. Entretanto, não foram encontrados testes sobre a aplicação do RDR ou do RCW em LWAs expansíveis. Por isto, o principal objetivo deste trabalho é avaliar a possibilidade de produção de LWAs a partir do reaproveitamento do RDR e do RCW. Uma pesquisa exploratória foi definida como estratégia de investigação, visando atingir o objetivo supracitado. Inicialmente, todos os materiais de partidas foram beneficiados e caracterizados por florescência de raios X, granulometria à laser, difração de raios X, microscopia eletrônica de varredura e análise térmica simultânea. Em seguida serão formuladas misturas de acordo com o diagrama de Riley e a teoria de Cougny. Os agregados serão produzidos em formato esférico. O material será seco e em seguida sinterizado a uma faixa de temperatura de 1100°C a 1250°C. Ensaios para determinação da expansibilidade, densidade, absorção de água, resistência mecânica, perda de massa, microestrutura, mineralogia e do comportamento termogravimétrico, serão realizados visando a tipificação das amostras obtidas. Posteriormente, serão avaliadas as potencialidades comerciais de cada uma das amostras fabricadas. Os resultados iniciais permitem pressupor que os resíduos testados possuem um potencial significativo para fabricação de LWAs. Na composição química do RDR e do RCW os teores de sílica (46,23 e 90,54%, respectivamente) e de óxidos fundentes (40,06 e 4,36%, nessa ordem), foram um tanto discrepantes. Isto pode favorecer a obtenção de uma massa com viscosidade adequada para captura de gases, quando da elaboração de misturas binárias ou ternárias. Ao mesmo tempo, foram identificados minerais com potencial para produção de gases, durante a análise do ensaio de DRX do RCW. Assim, acredita-se que a aplicação destes subprodutos em LWAs pode minimizar impactos ambientais, reduzindo o consumo de recursos naturais e agregando valor a materiais que normalmente são descartados e promover avanço tecnológico na engenharia civil, fabricando novos materiais de construção.
Externo à Instituição - KLEBER CAVALCANTI CABRAL
Interno - 022.621.844-96 - MARCOS ALYSSANDRO SOARES DOS ANJOS - IFPB