PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL (PPGECAM)

Not informed

Banca de DEFESA: DIEGO DE PAIVA BEZERRA

DISCENTE: DIEGO DE PAIVA BEZERRA
DATA: 09/03/2023
LOCAL: LARHENA
TÍTULO: PPROPRIEDADES DE CONCRETO PERMEÁVEL CONTENDO RESÍDUO DE CAULIM
PALAVRAS-CHAVES: Permeabilidade, Resistência, Resíduo, Caulim.
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Civil
RESUMO: O desenvolvimento dos centros urbanos teve como uma de suas consequências o crescimento das áreas impermeáveis do solo e dessa forma o surgimento de problemas como inundações e alagamentos. Nesse contexto, surge o termo “Water Sensitive Cities”, que relaciona ambientes construídos com desenvolvimento sustentável e busca introduzir mecanismos que minimizem os impactos causados nessas áreas impermeáveis, dentre esses mecanismos pode-se citar o concreto permeável. Somado a isso, a inclusão de materiais alternativos como resíduos industriais ou não na composição dos concretos permeáveis também tem sido um tema relevante nas pesquisas, com intuito de potencializar as propriedades dos concretos permeáveis e ao mesmo tempo estabelecer uma política de reciclagem desses resíduos. Dentre os vários resíduos industriais, no estado da Paraíba, merece destaque o resíduo da produção do caulim. A fração grossa do resíduo de caulim (RC), conhecida por birra, se classifica como bom candidato a ser introduzido em concretos permeáveis, pois apresenta características de agregado poroso, e bom desempenho quanto à adsorção, podendo contribuir para maior permeabilidade do concreto. Diante do exposto, a pesquisa teve como objetivo investigar a influência do resíduo de caulim nas propriedades dos concretos permeáveis. Para isso, foi definido uma mistura referência para o concreto permeável na proporção de 1:2:2:0,3 (cimento: brita 1: brita 0: a/c). A partir daí foram realizadas substituições do agregado convencional pelo RC nas proporções de 10, 20, 30 e 40% em relação a massa da brita 0. As misturas foram avaliadas nos estados fresco e endurecido. De acordo com os resultados foi possível verificar que o concreto com 30% de substituição (CP-RC30) obteve resistência à compressão uniaxial, à tração por compressão diametral e à tração na flexão respectivamente iguais a: 9,44 MPa; 3,44 MPa e 2,56 MPa, além de um decréscimo na perda de massa por abrasão de 5,94% e um acréscimo de 55% do coeficiente de permeabilidade, classificando-o para uso em pavimentos de tráfegos leves. Assim, o RC apresentou eficiência na funcionalidade drenante sem comprometer o desempenho mecânico de concretos permeáveis e sua utilização pode contribuir para a diminuição de RC que são depositados no meio ambiente.
Externo à Instituição - ADRIANO ELÍSIO DE FIGUEIREDO LOPES LUCENA
Presidente - 031.094.674-37 - ALINE FIGUEIRÊDO NÓBREGA DE AZERÊDO - UFCG