PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL (PPGECAM)

Not informed

Banca de DEFESA: REGINALDO MOURA BRASIL NETO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: REGINALDO MOURA BRASIL NETO
DATA: 20/04/2023
LOCAL: Auditório do Departamento de Geociências - CCEN
TÍTULO: ÍNDICE DE EXPOSIÇÃO À AÇÃO DAS SECAS METEOROLÓGICAS: NIFT NUMBER/INTENSITY/FREQUENCY/TREND) INDEX
PALAVRAS-CHAVES: Seca, exposição, NIFT, SPI, Brasil.
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Civil
RESUMO: A seca é um fenômeno natural, originado a partir da ausência de precipitação ao longo de certo período, capaz de causar prejuízos a diferentes setores da sociedade. Dessa forma, monitorar o comportamento espaço-temporal e o nível de exposição à ação desses fenômenos é uma tarefa de extrema importância para o gerenciamento dos recursos hídricos. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é desenvolver um índice para quantificar o nível de exposição à ação das secas meteorológicas: o NIFT (Number/Intensity/Frequency/Trend) Index. Para sua criação, foram utilizados dez parâmetros que contemplam informações relacionadas à quantidade, intensidade, frequência e tendências das secas (comportamento, duração e severidade) computadas com base no Standardized Precipitation Index (SPI). 3,090 séries de precipitação do Global Precipitation Climatology Centre (GPCC) distribuídas pelo Brasil ao longo de 50 anos (1970–2019) foram utilizadas, e as análises foram realizadas em duas escalas espaciais (grid e regional) e em quatro escalas temporais (mensal, trimestral, semestral e anual). Procedimentos de análise de clusters hierárquicas foram aplicados para identificar zonas com comportamento homogêneo e a relação entre o nível de exposição e as características físicas de cada região foi investigada a partir do teste de Fisher. Os resultados mostram alta variabilidade no comportamento espaço-temporal da precipitação, tal que a região Norte é a mais chuvosa do Brasil, enquanto as regiões Centro-Oeste, Sudeste e Nordeste são menos chuvosas. De resto, a caracterização dos eventos de seca indica que o número e a intensidade média dos eventos são maiores a níveis mensal e trimestral, enquanto os eventos são mais longos e severos a níveis semestral e anual. Outrossim, os dados apontam que na última década, várias regiões foram atingidas por eventos severos, e a tendência é de que esses eventos sejam mais frequentes e relevantes em grande parte do país. Os resultados do NIFT apontam que o Nordeste é a região com o maior nível de exposição à ação das secas meteorológicas, especialmente nas análises trimestrais e semestrais. Os resultados das análises de clusters hierárquicas revelam que há elevada variabilidade na regionalização relativa ao nível de exposição à ação das secas, mas o padrão das regiões Norte e Sul diferem das outras regiões. Por fim, a relação entre os valores NIFT e as características de cada região sugere que áreas que têm alta variabilidade de precipitação tendem a apresentar níveis de exposição altos, enquanto regiões mais elevadas e chuvosas são menos expostas. Conclui-se que o NIFT se mostrou uma ferramenta poderosa para auxiliar o processo de monitoramento das secas meteorológicas e espera-se que seu uso seja difundido para auxiliar os tomadores de decisões em várias regiões do planeta.
Externo à Instituição - CAMILO ALLYSON SIMÕES DE FARIAS
Externo à Instituição - CARLOS ANTONIO COSTA DOS SANTOS