PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL (PPGECAM)

Not informed

Banca de DEFESA: PALLOMA KAROLAYNE SANTOS OLIVEIRA

DISCENTE: PALLOMA KAROLAYNE SANTOS OLIVEIRA
DATA: 04/08/2023
LOCAL: Sala do PPGECAM
TÍTULO: PROPRIEDADES FRESCAS E ENDURECIDAS DE ARGAMASSAS AUTONIVELANTES CONTENDO RESÍDUO DE CONSTRUÇÃO E DEMOLIÇÃO
PALAVRAS-CHAVES: fluidez; dosagem; viscosidade; fíler calcário.
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Civil
RESUMO: A argamassa autonivelante é um material de baixa viscosidade cuja principal característica é a elevada fluidez, grande capacidade de espalhamento e nivelamento sem necessidade de vibração, em comparação com as argamassas convencionais. Todavia, uma das desvantagens desse material está no seu alto custo, relacionado a complexidade da dosagem em virtude da escolha de muitos tipos de aditivos químicos. Além disso, outro fator que pode limitar o uso da argamassa autonivelante é o fenômeno da retração, que pode levar ao aparecimento de fissuras reduzindo então a vida útil do material. Dessa forma, a fim de minimizar essas desvantagens, esta pesquisa tem por objetivo avaliar a incorporação de agregado reciclado (AR) proveniente do Resíduo de Construção e Demolição (RCD) em substituição ao agregado natural (AN) nesse tipo de argamassa. A utilização desses resíduos gera grande interesse diante de uma sociedade cada vez mais focada na consciência ambiental, sendo um material que se apresenta como uma alternativa diante daqueles não renováveis no meio ambiente. Desse modo, esta pesquisa analisa o efeito da incorporação de RCD nas propriedades reológicas, físicas e mecânicas de argamassas autonivelantes produzidas à base de cimento Portland (CP) e filer calcário (FC). Sendo assim, neste estudo foram avaliadas 5 misturas de argamassas com proporção 1:2:3 (CP:FC:AM). A partir dessa mistura, o AN foi substituído pelo RCD nos níveis de 25%, 50%, 75% e 100%, em massa, e foram realizados ensaios no estado fresco para avaliação do espalhamento, tempo de fluxo, densidade de massa e teor de ar incorporado, e tempo de cura; e ensaios no estado endurecido para verificação da resistência mecânica e absorção de água por capilaridade. Os resultados apresentaram pontos positivos no que diz respeito à influência do uso do RCD nas propriedades avaliadas, tendo os traços modificados alcançados os requisitos estabelecidos para uma argamassa autonivelante como: espalhamento, tempo de fluxo e resistências mecânicas.
Presidente - 031.094.674-37 - ALINE FIGUEIRÊDO DA NÓBREGA - UFCG
Externo à Instituição - JULIANA MACHADO CASALI