PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL (PPGECAM)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Phone
Not informed

News


Banca de QUALIFICAÇÃO: MATHEUS VIEIRA CARVALHO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MATHEUS VIEIRA CARVALHO
DATA: 21/09/2023
HORA: 09:00
LOCAL: Sala do PPGECAM - Bloco Multimídia
TÍTULO: AVALIAÇÃO ECONÔMICA, SOCIAL E AMBIENTAL DA BIOMETANIZAÇÃO PARA O TRATAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS ORGÂNICOS EM ATERROS SANITÁRIOS
PALAVRAS-CHAVES: Resíduos Sólidos Domiciliares (RSD); composição gravimétrica; Resíduos Sólidos Orgânicos (RSO); biometanização; aterro sanitário.
PÁGINAS: 85
RESUMO: Esta pesquisa está propondo avaliar econômica, social e ambientalmente a biometanização como opção para o tratamento de Resíduos Sólidos Orgânicos (RSO) em aterros sanitários. A princípio, para se desenvolver o tema, realizou-se a caracterização dos Resíduos Sólidos Domiciliares (RSD) gerados no município de João Pessoa – PB. Ao todo, selecionou-se 26 amostras de aproximadamente 500 kg de RSD coletados por caminhão compactador, em diferentes bairros com características socioeconômicas distintas, obtidos pelo método do quarteamento. Como resultado, obteve-se uma composição gravimétrica de 51,71 % de RSO, sendo 48,52 % matéria orgânica e 3,19 % cocos (lentamente biodegradável), 7,88 % de plásticos, 7,01 % de papel / papelão, 2,92 % de têxteis, 2,35 % de madeira / borracha / couro, 2,17 % de vidros, 1,23 % de Resíduos da Construção Civil (RCC), 0,80 % de metais ferrosos, 0,72 % de resíduos perigosos e 23,22 % de outros / rejeitos. Averiguou-se que a categoria de matéria orgânica foi a que apresentou a menor dispersão amostral, enquanto a de cocos, a maior. Além disso, concluiu-se que a geração per capita de RSD no município de João Pessoa foi de 0,843 kg/hab.dia-1, superior a dados registrados em 2010. Quanto aos parâmetros físico-químicos dos RSO gerados, aferiu-se que o teor de umidade médio foi de 67,41 %, o de Carbono Orgânico Total (COT) de 48,93 %, o de Nitrogênio Total Kjeldahl (NTK) de 0,9362 %, o pH de 4,86 e a relação Carbono / Nitrogênio (C/N) de 52,26. Ao se analisar estatisticamente, concluiu-se que o COT teve o menor coeficiente de variação das amostras, enquanto que a relação C/N, a maior. Também, verificou-se que não há correlação significativa dos dados amostrais de teor de umidade com as condições ambientes em que fora realizada a caracterização e a coleta de amostras de RSO para as análises laboratoriais. Além disso, constatou-se que 23,13 % dos RSD têm potencial de reciclagem, verificando, assim, a necessidade de otimização do gerenciamento de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) no município de João Pessoa. Quanto à avaliação econômica, concluiu-se que teoricamente o tratamento de RSO por biometanização nas células do Aterro Sanitário Metropolitano de João Pessoa é viável. Quanto à social, estima-se que o município de João Pessoa emprega 1.128 funcionários no setor de limpeza urbana e manejo dos resíduos sólidos. Já quanto à ambiental, apontou-se uma geração estimada anual de 157.687 toneladas de créditos de Carbono Equivalente (CO2e.) com a queima do gás gerado para a produção de eletricidade.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1117941 - CLAUDIA COUTINHO NOBREGA
Externo à Instituição - JOSÉ FERNANDO THOMÉ JUCÁ
Interno - 071.703.614-69 - LARISSA GRANJEIRO LUCENA - UFC