PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL (PPGECAM)

Not informed

Banca de QUALIFICAÇÃO: MIKAEL BERNARDO VASCONCELOS DE ARAÚJO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MIKAEL BERNARDO VASCONCELOS DE ARAÚJO
DATA: 18/09/2023
LOCAL: Sala do PPGECAM - Bloco Multimídia
TÍTULO: ESTIMATIVA DO POTENCIAL DE GERAÇÃO DE BIOGÁS DAS ATIVIDADES ECONÔMICAS GRANDES GERADORAS DE BIORRESÍDUOS EM JOÃO PESSOA, PB
PALAVRAS-CHAVES: Resíduos Orgânicos; Grandes Geradores; Geração de Biogás.
RESUMO: As mudanças climáticas extremas são consequências do uso insustentável de recursos e descarte inadequado de resíduos sólidos. A LEI Nº 12.305, de 2 de agosto de 2010, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), prevê que algumas atividades e os grandes geradores estão sujeitos à elaboração de planos para gerenciamento dos resíduos. A categorização dos grandes geradores não é padronizada no Brasil. Em João Pessoa, o Decreto Nº 8.886, de 23 de dezembro de 2016, qualifica como grande gerador os estabelecimentos que ultrapassam a produção de 200 litros por dia. Este trabalho tem como objetivo geral investigar o potencial de geração de biogás dos resíduos provenientes dos grandes geradores de resíduos orgânicos da cidade de João Pessoa (PB). Especificamente, identificar os grandes geradores de resíduos orgânicos, estudar a composição gravimétrica dos resíduos gerados, e identificar o potencial de geração de biogás proveniente da digestão desses resíduos orgânicos, como uma fonte renovável de bioenergia. A revisão bibliométrica utilizou a metodologia Knowledge Development Process – Constructivist para consolidar bibliografias relevantes e com reconhecimento científico sobre o tema. Para identificação dos grandes geradores, considerando a dificuldade para obtenção de dados junto aos órgãos públicos, mapeou-se setores já pesquisados anteriormente, limitando a pesquisa aos hotéis, bares e restaurantes, feiras livres, supermercados e centrais de abastecimento. No que diz respeito à quantificação e análise gravimétrica dos resíduos, há um método para coleta de dados para cada um dos grandes geradores, considerando as especificidades dos estabelecimentos e facilidade para obtenção das informações. A estimativa do potencial de geração de biogás será feita através do teste BMP para os resíduos das feiras livres. Nos demais casos, utilizar-se-á métodos matemáticos para estimativa. Como resultado parcial já alcançado, é possível observar que a pesquisa tem caráter inovador, considerando que não há pesquisas, de acordo com a revisão bibliométrica, que abranja todos os grandes geradores de resíduos orgânicos. Esta pesquisa espera possibilitar a análise de viabilidade de reaproveitamento desses resíduos por métodos mais tecnológicos e sustentáveis de destinação e contribuir para a criação de programas estratégicos que estimulem, através de incentivos fiscais, a destinação adequada e geração de valor aos orgânicos através de tratamentos biológicos, como a biometanização.
Interno - 1117941 - CLAUDIA COUTINHO NOBREGA
Presidente - 1668651 - JOACIO DE ARAUJO MORAIS JUNIOR