PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL (PPGECAM)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Phone
Not informed

News


Banca de QUALIFICAÇÃO: GRACIELLE FERREIRA DE SOUZA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GRACIELLE FERREIRA DE SOUZA
DATA: 26/09/2023
HORA: 09:00
LOCAL: Sala do PPGECAM - Bloco Multimídia
TÍTULO: COMPARAÇÃO ENTRE SISTEMAS HOMOGÊNEOS DE PROCESSOS OXIDATIVOS AVANÇADOS APLICADOS PARA A DEGRADAÇÃO DE CONTAMINANTES DE PREOCUPAÇÃO EMERGENTES
PALAVRAS-CHAVES: Processos Oxidativos Avançados, Degradação, Contaminantes de Preocupação Emergente, Esterilizador ultravioleta comercial.
PÁGINAS: 50
RESUMO: Os Contaminantes de Preocupação Emergente (CPEs) abrangem substâncias sintéticas ou naturais, como produtos farmacêuticos, agrotóxicos, hormônios, entre outros, que não são regularmente monitorados ou regulamentados. Esses contaminantes estão presentes em baixas concentrações em matrizes aquáticas, e os métodos convencionais de tratamento não são eficazes na sua degradação, representando riscos ambientais e a saúde. O presente estudo tem como objetivo comparar sistemas homogêneos de Processos Oxidativos Avançados (POAs) para a degradação de CPEs em um esterilizador ultravioleta comercial. Inicialmente, os contaminantes (Atrazina, Diuron e 2,4-D) foram selecionados com base em uma revisão bibliométrica e sistemática, que identificou sua presença mais frequente em matrizes aquáticas. Posteriormente, foram realizados experimentos preliminares na degradação dos herbicidas utilizando os processos Fenton, Foto-Fenton e Peroxidação com Luz UV-C. Os resultados destacaram que a Peroxidação com Luz UV-C foi mais eficiente entre os processos analisados para a degradação de Diuron e Atrazina, alcançando uma taxa de degradação de 66% e 38%, respectivamente. Para o 2,4-D, os resultados mais satisfatórios foram obtidos com o processo Foto-Fenton, com uma taxa de degradação de 44% para o 2,4D e 66% para o seu subproduto, o 2,4-DCP. Nenhum dos processos alcançou a completa mineralização dos herbicidas, indicando a necessidade de otimização dos POAs. Nas etapas subsequentes, serão realizados experimentos utilizando os processos Hipoclorito com Luz UV-C e Ozônio com Luz UV-C. Por meio de planejamentos experimentais, serão definidas as condições operacionais ótimas de degradação dos CPEs em cada um dos POAs investigados. Nesse contexto, serão realizadas avaliações da toxicidade das soluções aquosas antes e após os tratamentos, bem como a investigação da formação de subprodutos resultantes da degradação dos CPEs. A partir das análises realizadas, será identificado o método mais eficaz para a degradação de cada contaminante, considerando a taxa de degradação, redução de toxicidade e formação de subprodutos. Além disso, será estudada a cinética de degradação para obter a lei de velocidade experimental do processo mais eficiente. Com os resultados do estudo, espera-se demonstrar a viabilidade desses processos para o tratamento de água e águas residuais em plantas reais, a fim de reduzir a contaminação de matrizes ambientais por CPEs.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1683197 - RENNIO FELIX DE SENA
Presidente - 1920403 - VIVIAN STUMPF MADEIRA
Externo à Instituição - WILTON SILVA LOPES