PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL (PPGECAM)

Not informed

Banca de QUALIFICAÇÃO: THUANNY KELLY FERREIRA DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: THUANNY KELLY FERREIRA DA SILVA
DATA: 26/09/2023
LOCAL: Sala do PPGECAM - Bloco Multimídia
TÍTULO: AVALIAÇÃO SOBRE A GERAÇAO E DESTINAÇÃO DOS RESÍDUOS ORGÂNICOS: ESTRATÉGIAS PARA A BIOECONOMIA NA CIDADE DE JOÃO PESSOA – PB
PALAVRAS-CHAVES: Gestão de Resíduos Urbanos. Resíduos Orgânicos. Bioeconomia. Economia Circular. Técnicas Sustentáveis.
RESUMO: Atualmente, os resíduos sólidos orgânicos têm sido destaque em debates a nível global, por se tratar de uma problemática não só ambiental, como também socioeconômica, que alcança a esfera mundial e é classificada em diversos estudos como a maior fração na composição dos Resíduos Sólidos Urbanos - RSU. Todos os impactos advindos dos resíduos orgânicos – RO - são resultantes da crescente produção e consumo de bens pela população de forma desregrada, gerando quantitativos consideráveis de resíduos cada vez maior, sendo descartados e destinados de forma inadequada, deixando de reaproveitá-lo e usufruir de sua valoração ambiental e econômica. Fundamentado nisso, esta pesquisa teve como objetivo norteador identificar e caracterizar a destinação/disposição dos resíduos orgânicos no Município de João Pessoa – PB, considerando o comportamento da população em relação a geração e descarte dos resíduos orgânicos, a fim de colaborar com informações que auxiliem para a gestão desses resíduos e na bioeconomia na referida cidade. Para avaliar este cenário e trazer informações coerentes, a coleta de dados foi realizada através da aplicação de questionários em diferentes representações do município. Nesta fase inicial, para compor os dados parciais, foram aplicados questionários em 213 respondentes, sendo 153 do setor referente aos consumidores, 48 do segmento feirantes e 12 do setor comercial na atividade de hotelaria. Para a compreensão dos resultados finais, será aplicado ainda o questionário relativo aos bares e restaurantes, pontos de vendas de coco, entre outros, compondo o setor comercial. Também será aplicado questionário junto a agricultores nos assentamentos. Buscando uma apresentação mais dinâmica os dados alcançados foram trabalhados em planilhas e gráficos. A partir de toda metodologia utilizada foi possível perceber que, mesmo grande parte dos entrevistados sendo classificados quanto a escolaridade, com ensino médio e superior completo, ainda carecem bastante de informações especificas sobre geração, descarte e valoração dos resíduos orgânicos, assim com, carecem de políticas públicas mais direcionadas ao tema e que incentivem e imponham seu cumprimento. Isto se confirma quando muitos dos entrevistados destacam sua preocupação com os resíduos orgânicos que geram, mas a maioria apenas tenta diminuir o desperdício como solução para a problemática, mas desconhecem técnicas sustentáveis como a compostagem e o que significa bioeconomia. Desta forma, a sugestão primordial para a gestão desses resíduos na cidade de João Pessoa é elaboração de políticas públicas mais especificas para esta temática, focando na educação ambiental para conscientização e informatização da população, apresentando e auxiliando na utilização de técnicas mais sustentáveis como a compostagem e aproveitamento energético, destacando seus benefícios ambientais e socioeconômicos, fortalecendo a bioeconomia da área.
Presidente - 1117941 - CLAUDIA COUTINHO NOBREGA
Interno - 1821373 - ELISANGELA MARIA RODRIGUES ROCHA