PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL (PPGECAM)

Not informed

Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSELMA SANTOS ROLIM NUNES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSELMA SANTOS ROLIM NUNES
DATA: 29/09/2023
LOCAL: LabCon
TÍTULO: Conforto lumínico e bem-estar de adolescentes em escolas municipais na cidade de João Pessoa
PALAVRAS-CHAVES: Escolas; Conforto lumínico; Bem-estar; Adolescente
RESUMO: A luz é parte integrante do processo de aprendizado escolar e essencial para o mecanismo da visão. Sem ela não conseguimos ver. É fundamental também para todos os processos que tornam possíveis ao cérebro relacionar-se com o meio ambiente. Na vida cotidiana, a luz é o estímulo que mais influencia a percepção humana e o bem-estar psicofísico do indivíduo. Uma iluminação confortável favorece o desempenho visual, otimizando o processo de aprendizado. Sendo a leitura a principal tarefa do aluno em sala de aula, o conforto lumínico é imprescindível. A melhoria na qualidade da iluminação interior tem benefício direto a atitudes e a estados de espírito positivos, redução de faltas na escola, aumento do desempenho de estudantes, maior produtividade, diminuição de cansaço e fadiga visual. Objetivo: Investigar e analisar o conforto lumínico e bem-estar de adolescentes em escolas municipais na cidade de João Pessoa-Paraíba. Metodologia: Para os registros da iluminância vertical foram utilizados três conjuntos de sensores fotométricos (cada conjunto possui três sensores), apoiados sobre o plano de trabalho (mesa de estudo), com fixação e nivelamento através do kit de fixação da LI-COR acrescido de cinco HOBOs, sendo 3 Hobos MX1104 e 2 U12 instalados no interior das salas registrando a temperatura, umidade relativa e intensidade de luz. Os HOBOS MX1104 foram fixados num tripé nas seguintes alturas, em relação ao piso: 0,5m (altura do assento da carteira), 0,80m (altura da mesa da carteira), 1,10m (altura média dos lhos do observador). Os 2 HOBOS U12 ficaram a uma altura de 1,20m (altura média 2 do observador) sendo um sensor do hobo virado para o quadro e o outro sensor virado para janela. Estão sendo aplicados questionários para uma amostra de 400 alunos com a finalidade de obter as informações necessárias para abordar o propósito e os objetivos do estudo específico e entrevistas com 20 alunos como metodologia qualitativa. Resultados: Para essa qualificação, foi separada uma amostra de 108 alunos e analisada estatisticamentede forma descritiva. Os dados foram extraídos num intervalo de tempo de 20 minutos, tempo médio de aplicação dos questionários. Os resultados obtidos apresentaram uma média de iluminância geral para a turma 9ºA de 123,72 lux na altura da mesa de estudo e de 127,14 lux na altura dos olhos do observador. Para a turma 9ºB a iluminância geral foi de 87,34 lux na altura da mesa de estudo e de 103,09 lux na altura dos olhos do observador. Os dados obtidos podem ser um indicativo de deficiência da iluminância nas salas de aula estudas. Esse valor compromete o conforto lumínico e, consequentemente o bem-estar dos adolescentes. Pode acarretar ao aluno uma queda de produtividade e bem-estar.
Externo à Instituição - ALDOMAR PEDRINI
Interno - 6336620 - LUIZ BUENO DA SILVA