PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL (PPGECAM)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: LUANA MARIA DE MEDEIROS QUIRINO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUANA MARIA DE MEDEIROS QUIRINO
DATA: 29/09/2023
HORA: 10:00
LOCAL: LabCon
TÍTULO: CONFORTO VISUAL EM ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL EM JOÃO PESSOA, PB
PALAVRAS-CHAVES: escolas; crianças; iluminação; conforto lumínico
PÁGINAS: 97
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Civil
RESUMO: As crianças passam várias horas do dia em salas de aula, além disso, para garantir a qualidade no aprendizado e a saúde, é necessário que esses ambientes forneçam condições mínimas de conforto. Nesse contexto, a iluminação é uma variável importante a ser considerada, tendo em vista que um ambiente iluminado adequadamente pode evitar problemas de visão (como miopia e tensão ocular) e auxiliar no estímulo ao desempenho cognitivo, entre outros fatores. Portanto, a presente pesquisa parte da investigação e avaliação do conforto lumínico em escolas municipais de ensino fundamental da cidade de João Pessoa - PB, com objetivo de identificar as sensações e preferências lumínicas e visuais de crianças de 8 a 12 anos. A ausência de pesquisas dessa natureza, especialmente no clima tropical quente e úmido, típico do Nordeste brasileiro, é a justificativa principal. Para tal, como método, foram utilizados questionários aplicados às crianças e medições das variáveis ambientais que influenciam no conforto lumínico e visual. Os dados coletados foram submetidos a análises estatísticas, incluindo técnicas como regressão logística ordinal. Os resultados destacaram a importância da iluminação natural no conforto visual dos alunos. Além disso, ressalta a necessidade de uma abordagem abrangente ao projetar ambientes escolares visualmente confortáveis, considerando, elementos como níveis de iluminação, percepção da iluminação, satisfação com vistas externas, distribuição da iluminação, estado das janelas e sensação de ofuscamento. A análise estatística dos dados nos permitiu identificar os fatores mais relevantes que influenciam o conforto visual nas salas de aula. Esses resultados têm o potencial de contribuir para a criação de diretrizes que promovam o conforto lumínico e visual em edificações escolares em regiões de clima quente e úmido, como o Nordeste brasileiro. Portanto, este estudo visa melhorar as condições de aprendizado e saúde das crianças, evitando, problemas de visão e promovendo um melhor desempenho cognitivo.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ALDOMAR PEDRINI
Interno - 6336620 - LUIZ BUENO DA SILVA
Presidente - 1636125 - SOLANGE MARIA LEDER