PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL (PPGECAM)

Not informed

Banca de QUALIFICAÇÃO: GUSTAVO RIBEIRO DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GUSTAVO RIBEIRO DA SILVA
DATA: 29/09/2023
LOCAL: Sala do PPGECAM - Bloco Multimídia
TÍTULO: AVALIAÇÃO DOS IMPACTOS DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS NA DINÂMICA HIDROLÓGICA DE BACIAS HIDROGRÁFICAS EM PERNAMBUCO: UMA ABORDAGEM UTILIZANDO O MODELO HIDROSSEDIMENTOLÓGICO SWAT
PALAVRAS-CHAVES: Mudanças climáticas. Disponibilidade hídrica. Modelagem SWAT. Bacia hidrográfica.
RESUMO: Com as crescentes preocupações em relação à disponibilidade hídrica em escala global, a gestão sustentável dos recursos hídricos emerge como um imperativo para garantir o desenvolvimento e a sobrevivência de ecossistemas e comunidades. No entanto, a intensificação das mudanças climáticas está exacerbando os desafios associados a essa gestão, amplificando incertezas sobre a quantidade, qualidade e distribuição espaço temporal da água. Esta dissertação explora de maneira abrangente os impactos das mudanças climáticas na dinâmica hidrológica das Bacias dos Rios Capibaribe, Una, Ipojuca e Sirinhaém, localizadas em Pernambuco, Brasil. Com o uso do modelo SWAT (Soil and Water Assessment Tool), são investigados os efeitos decorrentes de diferentes cenários climáticos e níveis de poluição atmosférica, os quais influenciam diretamente o comportamento dos fluxos de água e nutrientes nas mencionadas bacias. A investigação abrange tanto situações de escassez de água quanto eventos de chuvas intensas, destacando áreas vulneráveis a possíveis enchentes, inundações e outros fenômenos climáticos extremos. Ao adotar uma abordagem integrada, que une modelagem climática e hidrológica, a pesquisa oferece insights cruciais para a compreensão dos cenários futuros e o desenvolvimento de estratégias de gerenciamento eficazes. Considerando o papel vital da água em setores como agricultura, abastecimento público e geração de energia, bem como na preservação do equilíbrio ambiental, a análise detalhada das bacias hidrográficas contribui significativamente para a busca de soluções mitigatórias e a promoção da sustentabilidade socioambiental. A análise considera a heterogeneidade das bacias, destacando a possível disparidade de impactos dentro da região. Enquanto as frações pertencentes à mesorregião do Agreste provavelmente enfrentarão desafios significativos de escassez hídrica, as áreas mais litorâneas possivelmente demonstrarão uma tendência oposta, caracterizada por um aumento potencial de chuvas e a ocorrência de eventos extremos cada vez mais intensos e recorrentes. Ao abordar um contexto regionalmente relevante e globalmente pertinente, esta dissertação não apenas destaca os desafios iminentes causados pelas mudanças climáticas, mas também oferece uma visão prospectiva para informar políticas e ações direcionadas à preservação e gerenciamento responsável dos recursos hídricos, visando um futuro resiliente e sustentável.
Interno - 1358547 - CELSO AUGUSTO GUIMARAES SANTOS
Presidente - 2064381 - GERALD NORBERT SOUZA DA SILVA