PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL (PPGECAM)

Not informed

Banca de DEFESA: JAQUELINE CARLA ROQUE VICENTE

DISCENTE: JAQUELINE CARLA ROQUE VICENTE
DATA: 18/12/2023
LOCAL: Sala do PPGECAM (Bloco Multimídia)
TÍTULO: RESÍDUOS ELETROELETRÔNICOS DA LINHA VERDE: ESTUDO DE CASO DO DESCARTE FORMAL DE APARELHOS CELULARES PÓSCONSUMO EM JOÃO PESSOA/PB
PALAVRAS-CHAVES: comportamento; descarte; resíduo; equipamentos eletroeletrônicos; celular; Política Nacional de Resíduos Sólidos; logística reversa.
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Civil
RESUMO: Dentre os mais diversos tipos de resíduos sólidos existem os oriundos do uso de Equipamentos Eletroeletrônicos (EEE). A disposição inadequada dos resíduos de equipamentos elétricos e eletrônicos (REEE), bem como a perda econômica, proveniente da não valorização dos materiais recicláveis presentes na sua composição são questões vitais e que merecem atenção especial. A Logística reversa (LR) surge como uma alternativa para os produtos eletroeletrônicos ao final da sua vida útil visando amenizar os impactos ambientais e promover a inclusão social. Diante disso, torna-se necessário conhecer a realidade da LR desse tipo de resíduo, portanto, o objetivo deste estudo é analisar o sistema atual da etapa de descarte da LR dos Resíduos de Equipamentos Eletroeletrônicos da linha verde, caso particular dos aparelhos celulares pós-consumo, em João Pessoa, visando minimizar os prejuízos ambientais e socioeconômicos decorrentes do descarte inadequado desses materiais. Para revisão bibliográfica utilizou-se como metodologia de pesquisa o ProKnow-C (Knowledge Development Process – Constructivist) desenvolvido por Ensslin et al. (2010), a partir do qual obteve-se um portfólio bibliográfico constituído por 35 artigos relacionados ao tema da pesquisa e que foi submetido à uma análise bibliométrica. A coleta de dados que possibilitou analisar o sistema atual da etapa de descarte da LR foi realizada através da aplicação de questionários nos Pontos de Entrega Voluntária (PEV’s) de aparelhos celulares em João Pessoa e com a população residente em João Pessoa. O tratamento dos dados foi realizado por meio da construção de planilhas e gráficos. Os 14 PEV’s estão distribuídos em 06 bairros de João Pessoa. Todos os estabelecimentos responderam possuir uma média de descarte de apenas 0 a 30 aparelhos celulares por mês, o que dá para perceber a baixa adesão dos consumidores ao descarte nos PEV’s. Os funcionários comprovaram um elevado grau de desconhecimento a respeito do sistema de LR no qual a loja está inserida. Quanto ao comportamento dos consumidores, 61% responderam que há ação dada aos celulares com defeito ou sem uso, 58% respondeu que os celulares estão guardados em casa. 87% dos consumidores não sabem da existência de pontos de coleta de aparelhos celulares pós-consumo na cidade de João Pessoa e apenas 8% da amostra já entregou algum celular em um PEV. Portanto, conclui-se que apesar da existência de pontos de entrega voluntária de REEE, a LR de aparelhos celulares não acontece de forma integral e eficaz na cidade de João Pessoa, pois o descarte de aparelhos celulares pós-consumo, feito pelos consumidores (que são o ponto de partida desse fluxo reverso) praticamente não ocorre.
Interno - 1117941 - CLAUDIA COUTINHO NOBREGA
Presidente - 1821373 - ELISANGELA MARIA RODRIGUES ROCHA