PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL (PPGECAM)

Not informed

Banca de DEFESA: PEDRO HENRIQUE DOS SANTOS PEREIRA

DISCENTE: PEDRO HENRIQUE DOS SANTOS PEREIRA
DATA: 29/01/2024
LOCAL: Sala do PPGECAM (Bloco Multimídia)
TÍTULO: VERIFICAÇÃO DO POTENCIAL DE VIAS URBANAS SE TORNAREM “COMPLETAS” A PARTIR DE PRIORIZAÇÃO POR ANÁLISE MULTICRITÉRIO
PALAVRAS-CHAVES: ruas completas, transporte ativo, transporte público, priorização, análise multicritério.
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Civil
RESUMO: Ruas multimodais com foco no transporte ativo em conjunto com o transporte coletivo desempenham um importante papel na busca pelo desenvolvimento urbano sustentável. As cidades Brasileiras, como é o caso de João Pessoa, carecem de políticas mais efetivas e processos formais de apoio à tomada de decisão, que considerem os múltiplos fatores intervenientes e diferentes opiniões para o desenvolvimento de um sistema de transportes sustentável. Nesse sentido, o conceito de “Ruas Completas” e os métodos de análise multicritério (MCDA) são de grande valia. Portanto, a pesquisa teve como objetivo colaborar nos processos de decisão relacionados à gestão dos transportes urbanos, mais precisamente da infraestrutura viária, com foco na promoção de vias mais democráticas e equitativas aos diferentes usuários e modos de transporte. Para isso, foi proposto um processo para a priorização de segmentos viários quanto ao seu potencial para requalificação como rua completa, através do método Analytic Hierarchy Process (AHP), com referência em estudos desenvolvidos no Canadá e adaptado para a cidade do Recife/PE e no Irã. A estrutura proposta foi composta por três objetivos e oito critérios, sendo eles, considerar: i) as características geométricas das ruas, através dos critérios largura e conectividade; ii) os fatores de circulação e segurança viária, através dos critérios rede de ônibus, rede cicloviária, segurança viária e fluxo de pedestres; e, iii) os atrativos do local, através dos critérios arborização e uso da terra (rua). A importância (pesos) dos objetivos e critérios foi definida em consulta a onze profissionais envolvidos na engenharia de transportes e no urbanismo. A partir da agregação das opiniões individuais constatou-se o uso da terra (rua) como o critério mais relevante para alcançar o objetivo geral do trabalho. Já a rede cicloviária foi o que teve menor peso atribuído. Também, considerando a estrutura proposta, foi possível coletar dados e caracterizar segmentos de ruas pavimentadas em quatro bairros de João Pessoa: Anatólia, Bancários, Castelo Branco e Jardim São Paulo, quanto aos atributos representativos dos critérios. Essa caracterização permitiu identificar algumas carências na região, como a falta de infraestrutura adequada ao transporte ativo e coletivo e a necessidade de mais árvores nos espaços públicos de circulação, de modo a estimular o fluxo de pedestres nas ruas. Por fim, através da agregação do vetor de pesos dos critérios com os atributos dos segmentos viários analisados foi possível estabelecer uma lista de segmentos prioritários a receberem projetos de requalificação considerando o conceito de Ruas Completas. Na lista percebeu-se que os segmentos prioritários localizam-se nos principais eixos viários, estando a maioria localizada nos bairros Bancários e Castelo Branco.
Interno - 6336620 - LUIZ BUENO DA SILVA
Externo à Instituição - MAURÍCIO OLIVEIRA DE ANDRADE