PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL (PPGECAM)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Phone
Not informed

News


Banca de DEFESA: CÁSSIO KAIQUE DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CÁSSIO KAIQUE DA SILVA
DATA: 31/01/2024
HORA: 16:30
LOCAL: Auditório do Departamento de Geociências
TÍTULO: EROSIVIDADE DAS CHUVAS, PERDA DE SOLO E NUTRIENTES SOB CLIMA VARIÁVEL E ATIVIDADES ANTRÓPICAS NA BACIA APODI-MOSSORÓ ENTRE 1983-2018
PALAVRAS-CHAVES: Perda de solo e água; modelo hidrológico SWAT; variabilidade climática, mudança do uso do solo; semiárido; escassez hídrica.
PÁGINAS: 68
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Civil
RESUMO: A variabilidade climática, intensificada por pressões antrópicas, agrava a perda de solo. Alterações nos padrões de chuva e temperatura exacerbam erosões, enquanto atividades humanas como desmatamento e agricultura inadequada aceleram a degradação. Essa sinergia ameaça ecossistemas, reduz a produtividade agrícola e exige ações de manejo sustentável. Além disso, a erosividade das chuvas impacta diretamente na perda de solo e nutrientes, um grave problema ambiental e agrícola. Chuvas intensas desagregam o solo, arrastando partículas e nutrientes essenciais, prejudicando a fertilidade e a capacidade produtiva. Estratégias de manejo e conservação são fundamentais para mitigar esses efeitos. Nesse sentido, este trabalho investigou a variação espaço-temporal da erosividade da chuva e seus impactos na perda de solo em uma típica bacia do semiárido brasileiro, o caso da bacia hidrográfico do Rio Apodi-Mossoró entre 1983 e 2018. Para a realização deste estudo, os materiais e métodos utilizados foram: (1) modelagem das perdas de solo e nutrientes usando o modelo SWAT, (2) determinação da erosividade da precipitação, (3) análise de índices de desempenho da modelagem. A estimativa das perdas de solo e nutrientes foram analisadas com base em dados dos postos fluviométricos Pau dos Ferros, Pedra de Abelhas, Governador Dix-Sep Rosado e Mossoró, para o período entre 1983 e 2018. Os principais resultados obtidos nesta pesquisa mostraram as vazões simuladas apresentaram superestimação em comparação com as vazões observadas. Essa discrepância gráfica é notável, destacando-se a vazão máxima simulada de 761,8 m3/s, em contraste com a vazão observada de 210,24 m3/s, bem como a vazão média simulada de 84,16 m3/s, em comparação com a vazão observada de 19,39 m3/s. No entanto, é importante ressaltar que, nos postos de Pedra de Abelhas e Governador Dix-Sep Rosado, foi alcançado um coeficiente de correlação superior a 0,6. A perda de solo estimada e os valores observados revelou discrepâncias significativas, com um erro de aproximadamente 47,6%. A perda de fósforo média foi de 0,21 mg/L. Pode-concluir que a variabilidade climática e as mudanças no uso do solo acarretam impactos sensíveis nas perdas de solo e de nutrientes na bacia do Rio ApodiMossoró durante o período analisado.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1358547 - CELSO AUGUSTO GUIMARAES SANTOS
Externo à Instituição - JOSE YURE GOMES DOS SANTOS
Presidente - 2529303 - RICHARDE MARQUES DA SILVA