PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL (PPGECAM)

Not informed

Banca de DEFESA: EDUARDO GONÇALVES PATRIOTA

DISCENTE: EDUARDO GONÇALVES PATRIOTA
DATA: 06/03/2024
LOCAL: Sala de Reunião do LARHENA
TÍTULO: Análise dos padrões, fatores e tendências das ilhas de calor de superfície (SUHIs) no Brasil
PALAVRAS-CHAVES: sensoriamento remoto, balanço de energia da superfície, evapotranspiração, cidades sustentáveis, conforto térmico.
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Civil
RESUMO: A expansão de áreas urbanas ocorre pela alteração de superfícies naturais, trazendo efeitos ambientais como modificações no balanço de energia da superfície e a formação das ilhas de calor urbano de superfície (SUHIs). A variação espaço-temporal das intensidades de SUHIs (SUHIIs) e sua relação com parâmetros biofísicos de superfície em regiões metropolitanas (RMs) brasileiras precisam ser mais exploradas, especialmente considerando a evolução mensal e anual contínua da urbanização. Este estudo tem como objetivo fornecer informações de base sobre a influência da urbanização na expansão das SUHIs e na variabilidade de parâmetros biofísicos em vinte e uma principais RMs brasileiras de 2003 a 2022. Foram utilizados dados de temperatura da superfície (LST) dos sensores MODIS (MOD11A2 e MYD11A2) para quantificar continuamente SUHIIs diurnas e noturnas. Reflectância espectral do MODIS (MOD09Q1, MYD09Q1, MOD09A1 e MYD09A1) e dados de reanálise (GLDAS 2.1 e ERA5-Land) foram usados para acessar a variabilidade do Índice de Vegetação Melhorado-2 (EVI2), albedo de superfície (α), crescimento de áreas urbanas (UAs), saldo de radiação da superfície (Rn) e evapotranspiração real (ET) com resolução espacial de 250 m. O teste de tendências Mann-Kendall foi aplicado para todas as variáveis, e suas relações com o LST foram investigadas por meio da correlação de Pearson (r), coeficiente de determinação (R2 ) e Eficiência de Kling-Gupta (KGE). Os resultados mostram que as SUHIIs foram 60% (1,64 ºC) maiores durante o dia, com tendências de crescimento significativas ao longo do período estudado e variações sazonais mensais mais pronunciadas em RMs de latitudes mais elevadas que se encontram em zonas climáticas subtropicais. As UAs mostraram ser mais influentes sobre a LST durante o dia, com a associação da LST com EVI2 e α desempenhando um papel fundamental na regulação do clima urbano. Os resultados também demonstraram que o aumento da ET mitiga potencialmente a LST, especialmente durante o dia. Rn influenciou mais a LST noturno, levando a uma maior disponibilidade de calor sensível durante esse período. Os resultados deste estudo proporcionam uma compreensão detalhada dos fatores que influenciam a dinâmica espaço-temporal das SUHIIs nas maiores RMs do Brasil, contribuindo com informações valiosas para o planejamento urbano e estratégias de mitigação climática.
Externo à Instituição - BERNARDO BARBOSA DA SILVA
Interno - 1550262 - CRISTIANO DAS NEVES ALMEIDA