PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL (PPGECAM)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de QUALIFICAÇÃO: ARYELLE NAYRA AZEVEDO SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ARYELLE NAYRA AZEVEDO SILVA
DATA: 25/03/2024
HORA: 08:30
LOCAL: Sala do PPGECAM
TÍTULO: DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÃO DE UM ÍNDICE DE CAMINHABILIDADE PARA DIFERENTES TIPOS DE PEDESTRES SOB A PERSPECTIVA DA CIDADE DE 15 MINUTOS
PALAVRAS-CHAVES: Planejamento urbano; cidade de 15 minutos; transporte ativo; infraestrutura pedonal.
PÁGINAS: 94
RESUMO: O desenho urbano é capaz de influenciar o comportamento humano. Essa influência pode se manifestar através da caminhabilidade, uma medida que ajuda a avaliar o quão favorável é o ambiente urbano para que seus moradores acessem diferentes partes da cidade a pé. Para avaliar o quão convidativo é o espaço urbano para os pedestres, geralmente utiliza-se um índice de caminhabilidade. Os primeiros índices surgiram na década de 90, porém, atualmente não há um consenso sobre qual seria a ferramenta mais precisa ou mais indicada para avaliar cada cenário. Além disso, a maior parte dos índices existentes foram construídos sem considerar as particularidades entre os diferentes tipos de pedestres. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo geral desenvolver e aplicar um índice de caminhabilidade para diferentes tipos de pedestres sob a perspectiva da cidade de 15 minutos. Para isso, foi realizada uma revisão da literatura sobre índices de caminhabilidade, para melhor embasar a construção da ferramenta. Posteriormente, foi estruturada a primeira versão do índice de caminhabilidade, com 31 indicadores divididos em 5 categorias: infraestrutura pedonal, estética e conforto, diversidade (cidade de 15 minutos), segurança e mobilidade. Através do Método de Validação de Conteúdo proposto por Hernández-Nieto (2002), um grupo de especialistas no tema irá analisar a clareza da linguagem e a pertinência prática do índice de caminhabilidade e do questionário que será aplicado a diferentes tipos de pedestres: homens, mulheres, pessoas com deficiência e pessoas com mobilidade reduzida. Com a aplicação do questionário será possível obter a ponderação dos indicadores para cada tipo de pedestre utilizando o Processo Analítico Hierárquico Difuso (PAHD). Por fim, o índice de caminhabilidade validado e ponderado será aplicado em recortes de dois bairros da cidade de João Pessoa – PB com características morfológicas distintas, a fim de testar seu desempenho prático. A presente pesquisa é de importante relevância social, onde resultados obtidos podem representar uma grande contribuição para os pesquisadores da área, gestores urbanos e para a sociedade em geral, uma vez que um diagnóstico da caminhabilidade preciso é o primeiro passo para a condução de melhorias mais assertivas da infraestrutura pedonal.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 338146 - JOSE AUGUSTO RIBEIRO DA SILVEIRA
Presidente - 6336620 - LUIZ BUENO DA SILVA
Externo à Instituição - ROBERTA CONSENTINO KRONKA MULFARTH