PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL (PPGECAM)

Not informed

Banca de DEFESA: MILLENA DAYSE BARBOSA DA SILVA

DISCENTE: MILLENA DAYSE BARBOSA DA SILVA
DATA: 26/03/2024
LOCAL: Sala do PPGECAM (Bloco Multimídia)
TÍTULO: OTIMIZAÇÃO DO TRATAMENTO DAS ÁGUAS DO AÇUDE GRANDE (CAJAZEIRAS-PB)
PALAVRAS-CHAVES: Adsorção, Metodologia de Superfície Resposta, Planejamento Fatorial, Tratamento Convencional.
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Civil
RESUMO: O Açude Grande localiza-se no interior do Estado da Paraíba, onde é predominante uma reduzida disponibilidade hídrica e longos períodos de estiagem. Ademais, o corpo hídrico faz parte do processo de ocupação da Cidade de Cajazeiras e foi construído com o intuito de abastecer a população local, contudo, aos longos dos anos, a intensificação da interferência antrópica promoveu a deterioração da qualidade ambiental das suas águas. Perante o exposto, a presente pesquisa objetivou otimizar duas tecnologias de tratamento para as águas do Açude Grande, a partir da utilização do planejamento fatorial do tipo Delineamento Composto Central Rotacional (DCCR) associado à Metodologia de Superfície de Resposta (MSR). Neste viés, analisou-se a eficiência do processo de adsorção utilizando o carvão ativado em pó (CAP) na remoção de DQO e cor verdadeira, escolhidas como variáveis independentes a concentração de adsorvente e o pH. Em contrapartida, verificou-se a eficiência das etapas de clarificação (coagulação, floculação e decantação), com o emprego do sulfato de alumínio, na remoção de turbidez e cor aparente, variando a concentração de sulfato de alumínio e o pH. A simulação da etapa de filtração foi realizada em dois protótipos de filtros: o filtro de camada simples, constituído por brita e areia, e o filtro de camada dupla composto por brita, areia e CAP. Os resultados demonstraram que na técnica de adsorção, as partículas de CAP incorporaram às amostras tratadas, ocasionando um aumento significativo de DQO nos ensaios, além disso, os modelos estatísticos gerados não foram satisfatórios. Em termos da eficiência das etapas de clarificação do tratamento convencional, constatou-se que, no intervalo do estudo, o melhor resultado encontrado foi na concentração do coagulante de 60 mg.L-1 e pH de 6 (ensaio 3), o qual apresentou uma remoção de turbidez de 67,303% e uma remoção de cor aparente de 78,13%, enquadrando o parâmetro turbidez dentro dos limites previstos pela Portaria n° 888/2021. Em relação ao processo de filtração, o filtro de camada simples mostrou-se como a melhor proposta do ponto de vista sanitário e econômico, pois resultou em uma taxa de filtração mais rápida e uma boa eficiência na remoção de sólidos em suspensão e matéria orgânica das amostras estudadas. Por fim, concluiu-se que o processo convencional de ciclo completo se revelou como técnica promissora para tratar as águas do Açude Grande.
Externo à Instituição - CARLA BASTOS VIDAL
Interno - 1821373 - ELISANGELA MARIA RODRIGUES ROCHA