PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL (PPGECAM)

Not informed

Banca de DEFESA: THUANNY KELLY FERREIRA DA SILVA

DISCENTE: THUANNY KELLY FERREIRA DA SILVA
DATA: 26/03/2024
LOCAL: Sala do PPGECAM (Bloco Multimídia)
TÍTULO: AVALIAÇÃO SOBRE A GERAÇÃO E DESTINAÇÃO DOS RESÍDUOS ORGÂNICOS: ESTRATÉGIAS PARA A BIOECONOMIA NA CIDADE DE JOÃO PESSOA
PALAVRAS-CHAVES: Gestão de Resíduos Urbanos. Resíduos Sólidos. Resíduos Orgânicos. Economia Circular. Técnicas Sustentáveis.
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Civil
RESUMO: Atualmente, os resíduos sólidos orgânicos – RSO - têm sido destaque em debates a nível global, por se tratar de uma problemática não só ambiental, como também socioeconômica, e é classificada em diversos estudos como a maior fração na composição dos Resíduos Sólidos Urbanos - RSU. Fundamentado nisso, esta pesquisa buscou identificar a geração e a destinação/disposição dos resíduos orgânicos na cidade de João Pessoa – PB, analisando, a partir de questionários aplicados, o comportamento da população do setor comercial (bares e restaurantes), setor hoteleiros e feirantes, em relação a estas problemáticas, a fim de colaborar com informações que auxiliem para a gestão desses resíduos e na bioeconomia da referida cidade. Os resultados demonstram que, neste cenário atual, a escolaridade não está diretamente ligada a forma que o indivíduo relaciona-se com o tema, do mesmo modo que destaca a carência de informações sobre a gestão dos RSO, assim como, a fragilidade de políticas públicas mais direcionadas ao tema e que incentivem e imponham seu cumprimento. Por conseguinte, infere-se que a gestão desses resíduos, na cidade de João Pessoa, há o carecimento de elaboração e/ou execução de políticas públicas que estimulem e tragam vantagens tangíveis para a população, focando sempre na educação ambiental para conscientização e informação da população desde o ensino base, apresentando e auxiliando na utilização de técnicas mais sustentáveis como a compostagem e o aproveitamento energético, destacando seus benefícios ambientais e socioeconômicos, fortalecendo assim a bioeconomia.
Presidente - 1117941 - CLAUDIA COUTINHO NOBREGA
Interno - 1821373 - ELISANGELA MARIA RODRIGUES ROCHA