PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL (PPGECAM)

Not informed

Banca de DEFESA: ANA PAULA XAVIER DANTAS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANA PAULA XAVIER DANTAS
DATA: 26/03/2024
LOCAL: Sala TECNOMAT
TÍTULO: AVALIAÇÃO PROSPECTIVA DOS IMPACTOS FUTUROS DAS MUDANÇAS DO USO DO SOLO E DO CLIMA NA BACIA DO RESERVATÓRIO EPITÁCIO PESSOA
PALAVRAS-CHAVES: Escassez hídrica; volume reservatório; mudanças climáticas e uso do solo.
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Civil
RESUMO: A região semiárida do Brasil é uma das mais afetadas com a escassez hídrica, principalmente por causa das altas taxas de evapotranspiração e dos vários eventos de seca. Assim, estudos relacionados as mudanças no comportamento do volume de água em reservatórios são de extrema importância para essas regiões. Nesse contexto, o objetivo desse estudo foi avaliar o comportamento do volume de água do reservatório Epitácio Pessoa de 2030 a 2060, considerando o crescimento populacional, as alterações no uso e ocupação do solo e as mudanças climáticas. Assim, em geral, o estudo foi composto pelas seguintes etapas metodológicas, a saber: (a) estimativa do consumo de água para abastecimento humano futuro de 2030 a 2060; (b) predição do uso e ocupação do solo para 2060 na bacia do reservatório Epitácio Pessoa, usando o modelo baseado em rede neural - MLP, levando em consideração os mapas de 1987, 2001 e 2018 de uso e cobertura do solo na bacia; (c) analisar a variabilidade da temperatura e precipitação entre 2030 e 2060, a partir dos cenários e modelos de mudanças climáticas projetados pelo Painel Intergovernamental sobre Alterações Climáticas (IPCC); (d) simular as vazões afluentes do reservatório Epitácio Pessoa de 2030 a 2060 com o modelo hidrológico SWAT e (e) estimar o volume de água do reservatório Epitácio Pessoa de 2030 a 2060. Os resultados obtidos mostraram predisposição para o aumento da classe agricultura e pastagem, e redução significativamente para classe caatinga arbustiva arbórea aberta para o ano de 2060. As projeções de mudanças climáticas, mostraram que para os períodos mais secos, os MCA preveem meses ainda mais secos na bacia, comparando-se com a precipitação baseline, sendo os meses de setembro a novembro os mais críticos. O cenário de altas emissões (SSP585) estimam temperaturas mais elevadas para todos os modelos analisados, com temperatura máxima em torno de 34ºC, sendo o mês de dezembro o mais quente. Além disso, na maior parte dos meses, o modelo GFDL- ESM4 apresentou maiores valores para temperatura máxima na bacia. A modelagem hidrológica mostrou resultados considerados satisfatórios, apresentando R² e Nash acima de 0,5, sobretudo na etapa de calibração e validação do posto Caraúbas. Considerando a vazão média incrementada do PISF, o crescimento populacional de 19,48% e consumo de água de 203.033,72 m³/dia para 2060, o estudou mostrou períodos críticos entre os anos 2042 a 2049, com quantidade de água abaixo do volume morto, além disso, o cenário SSP585 ainda prevê uma situação crítica para o ano de 2059.
Externo ao Programa - 3208368 - ALEXANDRO MEDEIROS SILVA
Externo à Instituição - ANDERSON LUIZ RIBEIRO DE PAIVA