PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL (PPGECAM)

Not informed

Banca de DEFESA: CINDY DEINA FARTO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CINDY DEINA FARTO
DATA: 27/03/2024
LOCAL: Sala do PPGECAM (Bloco Multimídia)
TÍTULO: CONTAMINANTES EMERGENTES EM COLEÇÕES HÍDRICAS NA REGIÃO DA GRANDE JOÃO PESSOA – PB
PALAVRAS-CHAVES: Contaminantes emergentes. Ocorrência. Estações de Tratamento de Água. Estações de Tratamento de Esgoto. Eficiências de Remoção.
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Civil
RESUMO: Os contaminantes emergentes (CEs) compreendem uma ampla classe de substâncias de origem tanto antropogênica como natural, representados na maior parte por compostos farmacêuticos ativos, produtos de higiene pessoal, agrotóxicos, drogas ilícitas, subprodutos provenientes de processos de desinfecção de águas, produtos industriais e microplásticos. Os CEs têm se tornado um problema relevante, sobretudo devido ao aumento do consumo e, consequentemente, à elevada produção desses poluentes na sociedade contemporânea. Tais compostos são capazes de modificar as características ambientais e afetar a saúde humana, mesmo quando presentes em baixas concentrações. O interesse por estudos associados à ocorrência e aos efeitos no ambiente é recente e ainda há uma escassez de dados relacionados à ocorrência destes contaminantes no Brasil, especialmente no estado da Paraíba. Assim, a determinação quantitativa de CEs em matrizes ambientais reveste-se de grande importância, pois passa a ser possível o estabelecimento do verdadeiro cenário de contaminação do ambiente. Nesse sentido, este trabalho teve como objetivo avaliar a presença de CEs em estações de tratamento de água e de esgoto na área de produção de água de abastecimento da Grande João Pessoa, estado da Paraíba. Foram investigados 11 compostos, sendo eles: atrazina, 2,4-D, carbendazim, nimesulida, amoxicilina, diclofenaco de sódio, paracetamol, estrona, estradiol, 17-a-etinilestradiol e progesterona. Três coletas foram realizadas ao longo do ano de 2021 nas Estações de Tratamento de Água (ETA) Gramame e Marés e nas Estações de Tratamento de Esgoto (ETE) Pedras de Fogo e Odilândia. Os compostos alvos foram extraídos da fase aquosa por extração em fase sólida (SPE). As determinações analíticas foram feitas por cromatografia líquida de alta eficiência. Para avaliação das remoções dos CEs nas ETAs e ETEs foram calculadas as eficiências de remoção ao final dos respectivos tratamentos. Em relação à água, os resultados encontrados revelaram que dos 11 compostos analisados, apenas atrazina, 2,4-D e carbendazim, contaminantes pertencentes à classe dos agrotóxicos, foram identificados na ETA Gramame. O composto encontrado em maiores concentrações foi o carbendazim, cujo intervalo variou de 31,96 a 730,89 ng/L. Apesar de serem detectados, nenhum CE ultrapassou os limites da Portaria MS 888/2021, que trata dos padrões de potabilidade da água. Na ETA Marés, tanto na entrada como na saída, nenhum dos 11 contaminantes foram detectados. Em relação ao esgoto, dos 11 compostos analisados, apenas o 2,4-D e carbendazim foram detectados em ambas as ETEs. Os demais compostos não foram detectados. Esses resultados mostram que tanto as águas destinadas ao abastecimento público da grande João Pessoa, como os efluentes estão livres da maioria dos CEs investigados neste trabalho. Além disso, a eficiência de remoção destes compostos nas ETAs e ETEs, que alcançou até 100% no caso do carbendazim na ETA Gramame e na ETE Odilândia e do 2,4D nas duas ETES estudadas, contribui para a manutenção dos baixos níveis. Portanto, esta pesquisa oferece informações valiosas sobre a presença e quantificação de CEs nas coleções hídricas superficiais, bem como nas águas de abastecimento da Grande João Pessoa, contribuindo para a compreensão do cenário de contaminação na região e enfatizando a importância contínua da monitorização ambiental para assegurar a qualidade dos recursos hídricos.
Interno - 1821373 - ELISANGELA MARIA RODRIGUES ROCHA
Presidente - 1453010 - GILSON BARBOSA ATHAYDE JUNIOR