PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL (PPGECAM)

Not informed

Banca de DEFESA: JANAINA SALUSTIO DA SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JANAINA SALUSTIO DA SILVA
DATA: 27/03/2024
LOCAL: Sala TECNOMAT
TÍTULO: Análise da Integridade de Adesão de Juntas de Argamassas Colantes em Placas Cerâmicas sob Carregamento Estático e Dinâmico
PALAVRAS-CHAVES: descolamento, aderência, condições de contato, propagação de fissura, MMF, frequência de ressonância, energia crítica
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Civil
RESUMO: Apesar dos diversos avanços tecnológicos alcançados no setor de tecnologia de fachadas e da atualização de documentos normativos que especificam critérios de uso dos materiais componentes do revestimento, ainda é possível perceber que um grave problema persiste nas construções modernas: o descolamento cerâmico. A maioria desses descolamentos ocorrem na interface da argamassa colante com a placa cerâmica, em razão de ser essa a região mais solicitada por esforços simultâneos de tração e cisalhamento quando considerados os efeitos termo-higroscópicos dos materiais. As variações bruscas de temperatura geram tensões que atuam na argamassa colante levando ao aparecimento de danos por meio da ação de fadiga termomecânica. Apesar disso, no Brasil, a metodologia adotada para avaliação da aderência em revestimentos consiste em um ensaio que avalia somente a resistência à tração direta. Nesse sentido, esta pesquisa visa investigar a aderência de juntas de argamassa a partir de testes de propagação de fissura destrutivo e não destrutivo, submetendo as amostras a ação combinada de esforços de tração e cisalhamento. Para isso, foram moldadas amostras tipo sanduíche formadas por duas placas cerâmicas unidas por argamassa colante. A presença de fissura, em diferentes tamanhos, foi simulada na interface argamassa/cerâmica. Também foram utilizados dois tipos de argamassa colante, diferenciadas pela sua capacidade de aderência. Os resultados dos ensaios foram analisados em função de parâmetros de carga e energia. O ensaio de flexão de modo misto confirmou a importância das condições de contato da interface sobre a resistência à fratura do material, apontando para um aumento na velocidade de propagação de fissura quanto menor era a área de contato dos materiais. O uso da técnica de ressonância se mostrou eficiente na identificação da presença de dano nas amostras, e diretrizes para identificação de dano a partir da resposta de ressonância do material foram estabelecidas. A análise dos espectros de ressonância permitiu constatar quais eram as regiões de influência dos materiais componentes e o pico representativo do efeito da fissura sobre a interface argamassa-cerâmica. Na comparação entre os dois métodos de ensaio foi observada uma boa concordância entre seus resultados e a energia crítica necessária à propagação da fissura ficou estabelecida dentro da média de 0,053J±0,031J.
Externo à Instituição - ANGELO JUST DA COSTA E SILVA
Interno - 1451686 - ANGELO VIEIRA MENDONCA