PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL (PPGECAM)

Not informed

Banca de DEFESA: JOSÉ LINDEMBERG VIDAL BARBOSA

DISCENTE: JOSÉ LINDEMBERG VIDAL BARBOSA
DATA: 27/03/2024
LOCAL: Sala de Reunião do LARHENA
TÍTULO: GRADE DE PRECIPITAÇÃO DIÁRIA DO BRASIL A PARTIR DE CONJUNTO DE DADOS COM QUALIDADE CONTROLADA
PALAVRAS-CHAVES: controle de qualidade, precipitação, dados diários em grade, interpolação, hidrometeorologia
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Civil
RESUMO: Dados meteorológicos precisos são cruciais para avaliar os impactos da variabilidade espaço-temporal das mudanças climáticas sobre hidrologia, agroecossistemas etc. Este trabalho aborda a importância de registros de precipitação de alta qualidade no cenário climático atual, enfatizando sua relevância não apenas no domínio científico e técnico, mas também para instituições públicas que gerenciam redes pluviométricas. O principal objetivo deste estudo é desenvolver grades de alta resolução (0,25° × 0,25°) de precipitação diária, utilizando dados de mais de 11.000 estações no período de 1961 a 2020. O conjunto de dados é proveniente da Rede Hidrometeorológica Nacional (RHN), submetido a um procedimento de controle de qualidade automático. O procedimento de controle de qualidade automático envolve duas etapas consecutivas: Controle de Qualidade Básico e Controle de Qualidade Absoluto. Avaliações mensais categorizam a qualidade das estações como Muito Baixa, Baixa, Aceitável, Boa ou Excelente, e posteriormente como Alta Qualidade (HQ – high quality) e Baixa Qualidade (LQ – low quality). A avaliação da metodologia foi conduzida utilizando um conjunto de dados inspecionado visualmente do CEMADEN (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais). Os resultados mostraram uma precisão de 98,4% na identificação correta de estações de alta qualidade. De um total de mais de 103 milhões de registros diários, aproximadamente 1,6% foram classificados com qualidade muito baixa ou baixa e, subsequentemente, descartados. O método de interpolação do Inverso da potência das distâncias (IDW – Inverse Distance Weighting) foi empregado nos demais 101 milhões de registros diários para produzir uma grade de dados de precipitação diária de alta resolução. As estatísticas de validação cruzada dos dados interpolados mostraram um desempenho superior aos trabalhos anteriores sobre o mesmo conjunto de dados.
Externo à Instituição - BERNARDO BARBOSA DA SILVA
Presidente - 1550262 - CRISTIANO DAS NEVES ALMEIDA