PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIA COGNITIVA E COMPORTAMENTO (PPGNEC)

Not informed

Banca de DEFESA: GEORGIA LUANA LEITÃO MALAGUETA

DISCENTE: GEORGIA LUANA LEITÃO MALAGUETA
DATA: 29/07/2022
LOCAL: On line
TÍTULO: Análise das Habilidades Visuoconstrutivas em Idosos Cognitivamente Saudáveis e com Comprometimento Cognitivo Leve dos Tipos Amnésico e Não-Amnésico
PALAVRAS-CHAVES: Avaliação Neuropsicológica; Doença de Alzheimer; Visuoconstrução; Percepção.
ÁREA: Psicologia
RESUMO: O Comprometimento Cognitivo Leve (CCL) se caracteriza por prejuízos na cognição, acima do que é esperado para a idade, mas não grave o suficiente para causar déficits funcionais significativos. O CCL tem sido amplamente estudado pois, comparados a idosos saudáveis, pacientes nessa condição apresentam risco mais elevado de progredir para uma síndrome demencial. Dentre as diferentes classificações do CCL, é possível destacar àqueles em que há prejuízo mnemônico, chamados de CCL amnésico (CCLa), ou ainda, os que não apresentam déficits nesse domínio cognitivo, chamados de CCL não amnésico (CCLna). Déficits nas habilidades visuoconstrutivas são importantes para a identificação de distúrbios neurocognitivos, apesar disso, as medidas neuropsicológicas utilizadas geralmente são limitadas a tarefas menos complexas e generalistas. O objetivo desse trabalho foi analisar o desempenho de idosos cognitivamente saudáveis, com CCLa e CClna em tarefas visuoconstrutivas grafomotoras bidimensionais e em tarefas não grafomotoras, bidimensionais, tridimensionais e mentais, nas modalidades de cópia e comando verbal. Participaram do estudo 48 idosos, dos quais, 27 apresentaram envelhecimento cognitivo saudável, 10 CCLa e 11 CCLna. Os resultados demonstraram que, quando encontradas diferenças entre grupos através da utilização de medidas visuoconstrutivas, participantes com CCL apresentaram desempenho inferior ao grupo controle. Além disso, apenas as tarefas de construção mental e a tarefa tridimensional na modalidade de comando verbal, foram capazes de diferenciar ambos os grupos CCL do grupo controle. Os achados indicam que a capacidade visuoconstrutiva já pode estar prejudicada em estágios iniciais de comprometimento cognitivo, ademais, diferentes modalidades de medidas devem ser utilizadas, pois o desempenho dos participantes tende a sofrer variação a depender da tarefa visuoconstrutiva analisada. Assim, é importante buscar entender como a capacidade visuoconstrutiva se comporta em idosos cognitivamente saudáveis, bem como, naqueles que apresentam prejuízos cognitivos, atentando-se ainda, ao desenvolvimento de estudos longitudinais que possam buscar compreender como ocorrem as alterações visuoconstrutivas, frente às manifestações iniciais de cada etiologia patológica.
Presidente - 1657913 - NELSON TORRO ALVES
Interno - 064.551.204-42 - MARIA JOSE NUNES GADELHA - UFPB