PROGRAMA INTEGRADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA (PIPGF)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: BRENO DUTRA SERAFIM SOARES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: BRENO DUTRA SERAFIM SOARES
DATA: 24/09/2018
HORA: 09:00
LOCAL: UFPB - CCHLA
TÍTULO: PÓS-HUMANO E ALÉM-DO-HUMANO: UMA ABORDAGEM DO TRANSUMANISMO ATRAVÉS DO CONCEITO DE NIILISMO NO PENSAMENTO DE FRIEDRICH NIETZSCHE
PALAVRAS-CHAVES: Niilismo. Metafísica. Ciência. Trans-humanismo. Pós-humanismo.
PÁGINAS: 136
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Filosofia
SUBÁREA: Metafísica
RESUMO: Esta tese de doutorado tem como objetivo fundamental tecer uma critica sobre o trans-humanismo a partir do conceito de niilismo na obra de Friedrich W. Nietzsche. Para tanto, parte de uma polemica gerada por alguns pensadores que, a partir dos anos 90 do seculo XX, passaram a estabelecer uma relacao entre o pensador alemao e o movimento trans-humanista. Alguns teoricos desse movimento estabeleceram uma conexao de fundo entre o movimento trans-humanista e Nietzsche, partindo do principio de que este pensador proporcionaria com sua filosofia uma fundamentacao mais robusta para ideias fundamentais ao movimento. Nosso objetivo e, pois, determinar a validade de tais observacoes, se as mesmas foram estabelecidas de maneira acurada ou nao, atraves de uma critica dessa vinculacao de Nietzsche ao movimento trans-humanista a partir do conceito de niilismo, fundamental no pensamento do filosofo. Para realizar esse objetivo geral, partimos da elucidacao do conceito de niilismo na obra de Nietzsche, a partir da tematizacao do conceito em sua origem e arraigamento no contexto da cultura ocidental. Apos isso, realizamos o mesmo percurso com o pensamento trans-humanista, tentando estabelecer as caracteristicas fundamentais dessa corrente tao atual do pensamento ocidental, bem como determinando os meios pelos quais o trans-humanismo procura se fazer valer, espraiando-se no contexto do pensamento e da cultura ocidentais deste inicio de seculo. Ainda no segundo capitulo, buscamos estabelecer de que forma os pensadores trans-humanistas buscam realizar essa conexao entre o pensamento de Nietzsche e a doutrina por eles defendida. Num terceiro momento, buscamos defender nossa hipotese de que o trans-humanismo se identifica, de acordo com a otica nietzschiana, como uma especie de niilismo. Para tanto, tecemos consideracoes sobre o uso da ciencia pelo filosofo alemao. Primeiramente, para Nietzsche, a ciencia possui um papel positivo porque funciona como um mecanismo que permite livrar o ser humano do ideal de verdade como consolacao, tipico da metafisica e da religiao judaico-crista. Contudo, em um segundo momento, a ciencia se revela como herdeira do niilismo ocidental porque adota o ideal de conservacao e promocao da humanidade, seja esta “humanidade” organica ou pos-organica. Por ultimo, fazemos uso do conceito de alem-do-homem de Nietzsche para estabelecer um confronto com o pensamento trans-humanista, cujo objetivo e a criacao do pos-humano, conceito que os adeptos dessa doutrina equiparam ao alem-do-homem nietzschiano.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - JORGE LUIZ VIESENTEINER
Externo à Instituição - MARIA SIMONE MARINHO NOGUEIRA
Interno - 1521208 - NARBAL DE MARSILLAC FONTES
Presidente - 1354361 - ROBSON COSTA CORDEIRO
Externo ao Programa - 1668609 - SERGIO LUIS PERSCH