PROGRAMA INTEGRADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA (PIPGF)

Not informed

Banca de DEFESA: ELIANA HENRIQUES MOREIRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ELIANA HENRIQUES MOREIRA
DATA: 26/02/2016
LOCAL: UFPB - CCHLA
TÍTULO: Entre o ôntico (Erlebnisschulung) e o ontológico (Bewahrung) – A questão da relação entre Arte e Formação humana em Martin Heidegger
PALAVRAS-CHAVES: Palavras chave: 1- Arte, 2- Formação, 3- Erlebnisschulung, 4- Bewahrung
ÁREA: Filosofia
SUBÁREA: Metafísica
RESUMO: Neste trabalho buscamos relacionar a questão da Arte com a questão da formação humana desde a perspectiva ontológica aberta por Martin Heidegger. Partimos da crítica heideggeriana ao modo de pensamento da Estética promovido pela Metafísica Ocidental, que é o da “vivência” (Erlebnis) modo em que a Arte é vista somente como o objeto mesmo das vivências subjetivas, e a formação em Arte acontece aí somente como Erlebnisschulung (uma Instrução ou mesmo uma escolarização da vivência), segundo a crítica de Heidegger. Na contramão desta formação Heidegger evidencia o modo de ser da Arte desde sua ontologia no que a Arte é um modo mesmo de constituição de sentido de ser, neste âmbito, a Arte é fundadora de um modo originário de sentido para homem e mundo e a Bewahrung (a salvaguarda) emerge como o horizonte de legitimidade e validade mesmo da Arte. A Bewahrung indica o pertencimento em comum daqueles que participam da verdade da obra. Desse modo para o pensador a Arte é ela mesmo o fundamento de uma cultura, de um modo de ser próprio de um povo, uma comunidade. É na retomada da discussão da Arte desde esses parâmetros ontológicos que têm-se a possibilidade da constituição de um processo formativo que não se funda em parâmetros estéticos e nem no ideal da Formação como Bildung, já que, segundo o pensador, este também decaiu na época atual, mas que funda-se na própria obra, na verdade que a obra em si mesma traz. Nesse pensamento recoloca-se o sentido mesmo do criar e da produção em arte em conexão com a questão mais fundamental da filosofia, a questão da verdade, já que esta é, desde esse horizonte ontológico, “o aparecer do ser”, uma “des-ocultação” e não apenas e como aparece cada vez mais, somente a fonte de certeza frente ao domínio crescente e “(des)-controlado” de uma “natureza” cada vez mais “explorada”, “desafiada”. Têm-se assim uma relação de derivação, do ôntico ou da Erlebnisschulung ao Ontológico (ou Bewahrung) na formação humana para Martin Heidegger.
Externo à Instituição - JESUS VAZQUEZ TORRES
Presidente - 337220 - MIGUEL ANTONIO DO NASCIMENTO