PROGRAMA MULTICÊNTRICO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS FISIOLÓGICAS (PMPGCF)

Not informed

Banca de QUALIFICAÇÃO: RAYANNE MAIRA FELIX RIBEIRO ALVES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAYANNE MAIRA FELIX RIBEIRO ALVES
DATA: 09/05/2019
LOCAL: Sala 2
TÍTULO: Efeito do Carvacrol em Ratos com Hipertensão Pulmonar Induzidos por Monocrotalina
PALAVRAS-CHAVES: Hipertensão Pulmonar; Monocrotalina; Carvacrol
RESUMO: A hipertensão pulmonar (HP) é caracterizada pelo aumento no tônus vascular pulmonar, que acarreta na elevação da pressão arterial pulmonar, insuficiência ventricular direita e morte. O carvacrol (CRV) é um monoterpeno fenólico presente em algumas plantas aromáticas, como o Origanum Dictamnus, que apresenta propriedades importantes descritas na literatura, como a atividade vasorelaxante, anti-inflamatória, antibacteriana e anti-tumoral, sendo portanto, uma substância promissora. Diante disto, o objetivo do trabalho foi avaliar os efeitos do carvacrol no tratamento da HP sobre a disfunção endotelial, atenuação da hipertrofia ventricular direita e estresse oxidativo, no modelo experimental induzido pela monocrotalina. Para o desenvolvimento deste estudo foram utilizados ratos normotensos de doze semanas de idade, os quais foram distribuídos aleatoriamente em cinco grupos. O primeiro grupo (Controle Normotenso – CTL) recebeu uma única injeção subcutânea de salina 0,9% (2 mL/Kg), e durante 28 dias foi administrado salina por via oral através de gavagem. Os grupos intitulados como Controle com HP induzidos pela monocrotalina (MCT); Hipertensos Tratados com Carvacrol 50mg/kg (CRV 50mg/Kg); Hipertensos Tratados com Carvacrol 100 mg/kg (CRV 100mg/Kg) e Hipertensos Tratados com Sildenafila 50mg/kg (SILD) foram induzidos à HP por única injeção subcutânea de monocrotalina (60mg/kg). Os tratamentos, de acordo com seus respectivos grupos, foram iniciados 24h após a indução com monocrotalina e perdurou durante 28 dias por meio de gavagem (via oral) com volume padronizado em 5mL/Kg. A aferição da PAP mostrou que o grupo MCT (PSVD = 37 ± 3 mmHg; n= 4) apresentou aumento da pressão, quando comparados ao grupo CTL (PSVD = 20 ± 2 mmHg; n= 4). Os tratamentos com CRV 50mg/Kg (PSVD= 24 ± 1 mmHg; n= 4) e SILD (PSVD= 21 ± 4 mmHg; n= 4) atenuaram significativamente a pressão. Quanto ao índice de hipertrofia ventricular direita, os animais pertencentes ao grupo MCT (HVD= 0,38± 0,02 g; n= 4) apresentaram aumento da massa ventricular direita em comparação ao grupo CTL (HVD = 0,23 ± 0,04 g; n= 4). Os tratamentos com CRV 50mg/Kg (HVD= 0,26 ± 0,02g; n= 4) e CRV 100mg/Kg (HVD = 0,26 ± 0,05g; n= 4) reduziram significativamente a hipertrofia ventricular direita. Para a análise de reatividade vascular foi observado que o grupo MCT (Emáx= 44 ± 8%; n= 6) apresentou redução na porcentagem de relaxamento na curva concentração-resposta frente ACh quando comparados ao grupo CTL (Emáx= 100 ± 4 %; n= 6). Os tratamentos com CRV 50mg/Kg (Emáx= 75 ± 8%; n= 7) e CRV 100mg/Kg (Emáx= 130 ± 13%; n= 5) reverteram este efeito. A curva concentração-resposta dos anéis de artéria pulmonar com endotélio, frente FEN, foi reduzida no grupo MCT (Emáx= 66 ± 5%; n= 6) quando comparada ao grupo CTL (Emáx:100 ± 9%; n= 6). Os animais tratados com CRV 50mg/Kg (Emáx= 98 ± 9%; n= 6) e CRV 100mg/Kg (Emáx= 88 ± 8%; n= 6) elevaram a porcentagem de contração. Nas análises das artérias pulmonares sem endotélio foi visto que houve uma redução da resposta vasoconstritora frente à FEN do grupo MCT (Emáx= 63 ± 7%; n= 7) quando comparados ao grupo CTL (Emáx= 100 ± 6%; n= 8). Os tratamentos CRV 50mg/Kg (Emáx: 75 ± 6%; n= 8); CRV 100mg/Kg (Emáx= 89 ± 11%; n= 8) e SILD (Emáx= 89± 14%; n= 8) não apresentaram diferenças significativas quando comparados ao grupo MCT. A curva concentração-resposta ao NPS mostrou que o grupo MCT (Emáx= 78 ± 3%; n= 8) apresentou redução na porcentagem de relaxamento quando comparados ao grupo CTL (Emáx= 100 ± 4%; n= 8). O tratamento com CRV 50mg/Kg (Emáx= 90 ± 2%; n= 8) apresentou efeito promissor ao elevar a porcentagem de relaxamento. Quanto à análise de estresse oxidativo nos tecidos das artérias pulmonares, foi observado que o grupo MCT (IF= 216 ± 22%; n= 5) apresentou elevada porcentagem de fluorescência, quando comparados ao grupo CTL (IF= 100 ± 6%; n= 5). Os tratamentos com CRV 50mg/Kg (IF= 119 ± 8%; n= 5); CRV 100mg/Kg (IF= 68 ± 6%; n= 5) e SILD (IF= 96 ± 7%; n= 5) atenuaram este estresse oxidativo. Estes resultados demonstram que o modelo escolhido para indução da HP, a monocrotalina, é eficaz ao levar as alterações estruturais e funcionais da artéria pulmonar, gerando alterações fisiológicas semelhantes ao que ocorre em humanos, ademais, o carvacrol mostrou ser uma substância promissora para o tratamento da HP visto que, atenua a pressão arterial pulmonar, hipertrofia ventricular direita, disfunção endotelial e vascular, assim como, é um potente agente antioxidante, atenuando o estresse oxidativo.
Interno - 2015912 - JOSIANE DE CAMPOS CRUZ
Interno - 1971886 - MARIA DO SOCORRO DE FRANCA FALCAO