PROGRAMA MULTICÊNTRICO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS FISIOLÓGICAS (PMPGCF)

Not informed

Banca de QUALIFICAÇÃO: CRISTIANE RODRIGUES DE ALMEIDA SILVA ALVES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CRISTIANE RODRIGUES DE ALMEIDA SILVA ALVES
DATA: 03/03/2017
LOCAL: Centro de Biotecnologia
TÍTULO: Agonista tendencioso para o receptor AT1 exerce efeitos benéficos sobre parâmetros cardiovasculares de ratos espontaneamente hipertensos.
PALAVRAS-CHAVES: Hipertensão; Barorreflexo; Estresse oxidativo; Angiotensina II; TRV027.
RESUMO: A hipertensão arterial (HA) é uma desordem que resulta do prejuízo nos mecanismos de controle da pressão arterial, dentre os quais destacam-se o barorreflexo e o Sistema Renina Angiotensina Aldosterona (SRAA). As ações da Angiotensina II no receptor do tipo AT1 (AT1R) são determinantes para a elevação da pressão arterial via ativação da fosfolipase C (PLC). Devido a esse fato, antagonistas do AT1R têm sido boas opções para o tratamento da HA, porém com efeitos colaterais indesejados. O TRV027 é um agonista tendencioso para o receptor AT1, ou seja, é capaz de se ligar ao AT1R sem ativar a PLC, mas sim algumas MAPKs e a β-arrestina, promovendo como resultado a ativação de vias cardioprotetoras. Estudos apontam o TRV027 como uma droga em potencial para o tratamento da insuficiência cardíaca, porém nada tem sido relatado sobre esse composto na hipertensão. O objetivo do presente trabalho foi investigar os efeitos do TRV027 sobre a pressão arterial, a sensibilidade do barorreflexo e o estresse oxidativo plasmático e tecidual em ratos normotensos Wistar Kyoto (WKY) e espontaneamente hipertensos (SHR). Os ratos WKY e SHR foram divididos em quatro grupos: WKY Controle (WKY-C), WKY tratado com o TRV027 (WKY-T), SHR Controle (SHR-C) e SHR tratado com o TRV027 (SHR-T). O tratamento com o TRV027 foi realizado por via intracerebroventricular utilizando minibombas osmóticas acopladas a uma cânula guia implantadas em direção ao ventrículo lateral dos animais, por meio das quais o composto foi injetado durante 14 dias (20 ng/kg/dia). No 13º dia do tratamento, foram implantados cateteres na veia e artéria femorais dos animais para administração de drogas e avaliação dos parâmetros cardiovasculares, respectivamente. Em seguida, os animais foram sacrificados e foi feita a coleta de sangue, rins e fígado para avaliação do estresse oxidativo pelo método do ácido tiobarbitúrico. Todos os protocolos foram aprovados pelo CEUA-UFPB (parecer nº 109/2015). O tratamento com TRV027 não apresentou efeitos significativos na pressão arterial dos animais normotensos (WKY-C: 119 ± 3 vs. WKY+TRV: 108± 3 mmHg), mas foi eficiente em reduzir a pressão arterial nos animais SHR+TRV quando comparados ao grupo SHR-C (160 ± 3 vs.181 ± 3 mmHg, respectivamente, p<0,05), não foi observada diferença significativa na frequência cardíaca entre os grupos avaliados. O tratamento melhorou o tônus vagal tanto nos animais WKY (ΔFC = 72 ± 4 vs. 110 ± 5 bpm, p<0,05) quanto nos animais SHR (ΔFC = 54 ± 4 vs. 83 ± 1 bpm, p< 0,05), assim como melhorou o barorreflexo espontâneo nestes últimos (SHR-C: 0,5 ± 0,1 vs. SHR+TRV: 1,8 ± 0,3, p<0,05). O TRV027 também foi capaz de reduzir os níveis plasmáticos e renais de MDA nos animais SHR+TRV quando comparados ao grupo SHR-C (Soro: 0,37 ± 0,05 vs. 2,58 ± 0,08 nmol/ml; Rins: 8,18 ± 0,03 vs. 11,7 ± 0,05 nmol/mg do órgão). Os resultados obtidos demonstram que o TRV027, atuando no Sistema Nervoso Central, é capaz de reduzir a PA de ratos espontaneamente hipertensos, melhorar a atividade vagal, restaurar a sensibilidade do barorreflexo e reduzir o estresse oxidativo presente nesses animais. Esses dados reforçam o envolvimento do AT1R no processo hipertensivo bem como apontam para o potencial benéfico do agonista tendencioso TRV027 contra a hipertensão e eventos a ela relacionados.
Interno - 1859718 - CAMILLE DE MOURA BALARINI
Presidente - 2015912 - JOSIANE DE CAMPOS CRUZ