PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA POLÍTICA E RELAÇÕES INTERNACIONAIS (CPRI)

Not informed

Banca de QUALIFICAÇÃO: BARNABÉ LUCAS DE OLIVEIRA NETO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: BARNABÉ LUCAS DE OLIVEIRA NETO
DATA: 24/09/2021
LOCAL: sala virtual
TÍTULO: A CONVERGÊNCIA DE POLÍTICAS NA IMPLEMENTAÇÃO DOS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DAS NAÇÕES UNIDAS
PALAVRAS-CHAVES: : Agenda 2030. Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Convergência de políticas.
RESUMO: A Agenda 2030 das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável e os seus 17 objetivos, os quais recebem o nome de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), foram ratificados por 193 países em 2015. Desde a sua ratificação, parte considerável das discussões sobre desenvolvimento sustentável está direcionada para as questões relacionadas aos desafios envolvendo a implementação, acompanhamento e revisão dos ODS. Embora a Agenda 2030 determine os objetivos e metas a serem alcançados pelos países até o ano de 2030, considera-se que os países são os responsáveis pela escolha e execução dos meios necessários para tal. Em vista disso, é possível notar que a Agenda 2030 e outros documentos do sistema das Nações Unidas se limitam a estabelecer três diretrizes desejáveis para a implementação, acompanhamento e revisão dos ODS: o engajamento das lideranças políticas de alto nível dos Estados-membros; o envolvimento dos diversos atores da sociedade, de modo a promover uma implementação multistakeholder; e a participação das autoridades subnacionais dos governos. Em face disso, esta pesquisa questiona se, além de constituírem um esforço global de convergência quanto aos objetivos e resultados políticos esperados no tocante ao desenvolvimento sustentável dos países, a Agenda 2030 e o seus ODS também são um parâmetro para a convergência no que diz respeito aos arranjos organizacionais adotados pelos países para a implementação, acompanhamento e revisão dos ODS. A pesquisa ainda busca, em um segundo momento, verificar se a maior ou menor incorporação de tais diretrizes nos arranjos organizacionais dos países está relacionada a determinados fatores domésticos e internacionais dos países. Para que seja possível verificar tais questões, esta pesquisa se fundamenta em técnicas quantitativas de coleta e análise de dados. Os dados que amparam o desenvolvimento da análise foram extraídos dos Voluntary National Reviews (VNR) apresentados entre 2015 e 2021 pelos países ao Fórum Político de Alto Nível sobre Desenvolvimento Sustentável.
Externo ao Programa - 2991390 - ELIA ELISA CIA ALVES
Externo ao Programa - 1295966 - ELIANE SUPERTI