PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA POLÍTICA E RELAÇÕES INTERNACIONAIS (CPRI)

Not informed

Banca de DEFESA: JONATHAN VIEIRA DA SILVA

DISCENTE: JONATHAN VIEIRA DA SILVA
DATA: 24/02/2022
LOCAL: sala virtual Google Meet
TÍTULO: COOPERAÇÃO INTERNACIONAL DESCENTRALIZADA EM EDUCAÇÃO: O CASO DA COOPERAÇÃO ENTRE O MUNICÍPIO DE JOÃO PESSOA E O CONSULADO-GERAL DOS ESTADOS UNIDOS.
PALAVRAS-CHAVES: Cooperação Descentralizada; Educação; João Pessoa; Estados Unidos da América; Consulado.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Ciência Política
RESUMO: A atuação externa de governos subnacionais possui motivadores diversos e ocorre em áreas específicas. A atuação internacional destes governos tem se tornado intensa nas últimas décadas em razão de uma maior facilidade na aproximação e no diálogo com países e instituições externas. As assimetrias existentes entre as unidades federadas levam os governos subnacionais a buscarem uma atuação internacional mais direta nas áreas política, econômica, cultural, ambiental, educacional, entre outras, lidando diretamente com atores estrangeiros, levando os interesses locais para discussão no cenário internacional. Uma dessas formas de parceria com atores estrangeiros pode ser considerada uma Cooperação Descentralizada. Partindo do fato de que a Cooperação Descentralizada comporta características próprias das cidades ou regiões que a desenvolvem e tendo em vista a relevância em compreender a realidade de um município nordestino é que se justifica esse estudo acerca da Cooperação Descentralizada em Educação existente entre o Município de João Pessoa e o Consulado-Geral dos EUA em Recife. A parceria busca o fortalecimento do ensino da língua inglesa através da formação profissional de professores de inglês no município, entre outras ações conjuntas. Com essa perspectiva, esta pesquisa partiu da seguinte indagação: como se deu e quais os resultados da cooperação internacional em educação entre o município de João Pessoa e o Consulado-Geral dos EUA? A relevância deste estudo, assim, visualiza-se pelas particularidades locais, regionais e nacionais significativas contidas na proposta, além da carência de estudos nesse sentido na Região Nordeste do Brasil, mais precisamente, no Estado da Paraíba. Propõe-se uma pesquisa metodologicamente baseada no uso de revisão de literatura sobre Cooperação Internacional, Descentralizada e Educacional, além de estudo de caso com a realização de expedientes empíricos, procedendo-se com entrevistas para compreender o fenômeno. Desta forma, este estudo busca, inicialmente, compreender os processos da cooperação internacional descentralizada em educação para, em seguida, abordar a cooperação que se desenvolveu entre os dois atores e identificar como foi estabelecida. Por fim, ressaltar os principais resultados e os desafios enfrentados no município ou para aqueles envolvidos no projeto. Ao final, fica em evidência que o Consulado por meio desta cooperação também conseguiu alcançar suas metas de propagar a língua inglesa e a cultura norte-americana, além de manter laços importantes com seus parceiros. Além disso, ressaltamos como esta cooperação foi pioneira e considerada importante para os atores cujo objetivo era de desenvolver ainda mais a educação do município de João Pessoa na língua inglesa, no entanto, desafios provenientes do contexto e da própria estrutura são alguns dos aspectos discutidos, assim como a continuidade da parceria.
Interno - 1890044 - HENRY IURE DE PAIVA SILVA
Externo ao Programa - 2529086 - PASCOAL TEOFILO CARVALHO GONCALVES