PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA POLÍTICA E RELAÇÕES INTERNACIONAIS (CPRI)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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Banca de DEFESA: JONATHAN VIEIRA DA SILVA
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JONATHAN VIEIRA DA SILVA
DATA: 24/02/2022
HORA: 14:30
LOCAL: sala virtual Google Meet
TÍTULO: COOPERAÇÃO INTERNACIONAL DESCENTRALIZADA EM EDUCAÇÃO: O CASO DA COOPERAÇÃO ENTRE O MUNICÍPIO DE JOÃO PESSOA E O CONSULADO-GERAL DOS ESTADOS UNIDOS.
PALAVRAS-CHAVES: Cooperação Descentralizada; Educação; João Pessoa; Estados Unidos da América; Consulado.
PÁGINAS: 322
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Ciência Política
RESUMO: A atuação externa de governos subnacionais possui motivadores diversos e
ocorre em áreas específicas. A atuação internacional destes governos tem se
tornado intensa nas últimas décadas em razão de uma maior facilidade na
aproximação e no diálogo com países e instituições externas. As assimetrias
existentes entre as unidades federadas levam os governos subnacionais a
buscarem uma atuação internacional mais direta nas áreas política, econômica,
cultural, ambiental, educacional, entre outras, lidando diretamente com atores
estrangeiros, levando os interesses locais para discussão no cenário
internacional. Uma dessas formas de parceria com atores estrangeiros pode
ser considerada uma Cooperação Descentralizada. Partindo do fato de que a
Cooperação Descentralizada comporta características próprias das cidades ou
regiões que a desenvolvem e tendo em vista a relevância em compreender a
realidade de um município nordestino é que se justifica esse estudo acerca da
Cooperação Descentralizada em Educação existente entre o Município de João
Pessoa e o Consulado-Geral dos EUA em Recife. A parceria busca o
fortalecimento do ensino da língua inglesa através da formação profissional de
professores de inglês no município, entre outras ações conjuntas. Com essa
perspectiva, esta pesquisa partiu da seguinte indagação: como se deu e quais
os resultados da cooperação internacional em educação entre o município de
João Pessoa e o Consulado-Geral dos EUA? A relevância deste estudo, assim,
visualiza-se pelas particularidades locais, regionais e nacionais significativas
contidas na proposta, além da carência de estudos nesse sentido na Região
Nordeste do Brasil, mais precisamente, no Estado da Paraíba. Propõe-se uma
pesquisa metodologicamente baseada no uso de revisão de literatura sobre
Cooperação Internacional, Descentralizada e Educacional, além de estudo de
caso com a realização de expedientes empíricos, procedendo-se com
entrevistas para compreender o fenômeno. Desta forma, este estudo busca,
inicialmente, compreender os processos da cooperação internacional
descentralizada em educação para, em seguida, abordar a cooperação que se
desenvolveu entre os dois atores e identificar como foi estabelecida. Por fim,
ressaltar os principais resultados e os desafios enfrentados no município ou para aqueles envolvidos no projeto. Ao final, fica em evidência que o Consulado por meio desta cooperação também conseguiu alcançar suas metas de propagar a língua inglesa e a cultura norte-americana, além de manter laços importantes com seus parceiros. Além disso, ressaltamos como esta
cooperação foi pioneira e considerada importante para os atores cujo objetivo
era de desenvolver ainda mais a educação do município de João Pessoa na
língua inglesa, no entanto, desafios provenientes do contexto e da própria
estrutura são alguns dos aspectos discutidos, assim como a continuidade da
parceria.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1890044 - HENRY IURE DE PAIVA SILVA
Externo ao Programa - 2529086 - PASCOAL TEOFILO CARVALHO GONCALVES
Presidente - 1983947 - TULIO SERGIO HENRIQUES FERREIRA