PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA POLÍTICA E RELAÇÕES INTERNACIONAIS (CPRI)

Not informed

Banca de DEFESA: BARNABÉ LUCAS DE OLIVEIRA NETO

DISCENTE: BARNABÉ LUCAS DE OLIVEIRA NETO
DATA: 08/06/2022
LOCAL: Sala virtual: https://meet.google.com/yyj-yacw-vai
TÍTULO: CONVERGÊNCIA DE POLÍTICAS PARA IMPLEMENTAÇÃO DOS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: UMA ANÁLISE DOS ARRANJOS ORGANIZACIONAIS DOMÉSTICOS
PALAVRAS-CHAVES: Agenda 2030; Objetivos de Desenvolvimento Sustentável; Convergência de políticas; Regressão logística binária.
ÁREA: Ciência Política
SUBÁREA: Política Internacional
ESPECIALIDADE: Relações Internacionais, Bilaterais e Multilaterais
RESUMO: Esta pesquisa questiona se países que recebem montantes maiores de Assistência Oficial ao Desenvolvimento (AOD) possuem uma maior probabilidade de convergência às diretrizes advogadas pela Organização das Nações Unidas (ONU) para implementar, acompanhar e revisar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) em seus arranjos organizacionais. Como objetivo geral, busca-se verificar se há uma probabilidade maior de se encontrar as diretrizes difundidas pela ONU nos arranjos organizacionais adotados por países que recebem fluxos maiores de AOD do que em países que recebem fluxos menores ou que não recebem AOD. Para isso, foram extraídos dados dos processos de adaptação organizacional de 113 países por meio dos Voluntary National Reviews (VNR). Para operacionalizar o conceito de convergência de políticas, foi criada uma variável de convergência às diretrizes da ONU a partir de dados coletados de três variáveis de participação de atores nos arranjos organizacionais dos países: participação de atores não- governamentais, participação de membros do alto escalão do governo e participação de governos subnacionais. Adotou-se a técnica de regressão logística binária, na qual foram relacionados os fluxos de AOD recebidos pelos países e os níveis de convergência às diretrizes da ONU nos arranjos organizacionais. Como hipótese de trabalho, tem-se que países que recebem montantes maiores de AOD apresentam maior probabilidade de convergência às diretrizes advogadas pela ONU em seus arranjos organizacionais. Dentre os resultados encontrados, a hipótese de trabalho foi confirmada (não rejeitada), uma vez que os resultados da regressão logística binária indicaram que países que recebem montantes maiores de AOD possuem uma probabilidade maior de apresentarem uma convergência média-alta às diretrizes da ONU quando comparados a países que recebem montantes menores de AOD ou que não recebem ajuda externa. A conclusão sinaliza para a importância de se observar como países relativamente mais vulneráveis e mais dependentes podem estar mais suscetíveis à adoção de determinadas políticas.
Presidente - 1750295 - HENRIQUE ZEFERINO DE MENEZES
Interno - 1295966 - ELIANE SUPERTI