PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA POLÍTICA E RELAÇÕES INTERNACIONAIS (CPRI)

Not informed

Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA RAPHAELA DE MELO FLORENCIO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANA RAPHAELA DE MELO FLORENCIO
DATA: 22/08/2022
LOCAL: meet.google.com/nwn-qgrg-och
TÍTULO: A RELEVÂNCIA DO COMPONENTE NAVAL COMO POTENCIALIZADOR DO A2/AD: UM ESTUDO COMPARADO SOBRE A ÍNDIA E A RÚSSIA E O DESENVOLVIMENTO DO MÍSSIL BRAHMOS
PALAVRAS-CHAVES: Antiacesso e Negação de Área; A2/AD; Poder Naval; BrahMos; Mísseis.
RESUMO: Diante da popularidade do termo e da recente dedicação da academia brasileira sobre o conceito estratégico-operacional do Antiacesso e Negação de Área (A2/AD), e sabendo que o uso de tecnologia missilística é de extrema relevância para a operacionalização do A2/AD, entende-se que utilizar dessa estratégia pressupõe estar inserido em um ambiente multidomínio. O A2/AD ajuda a entender o desenvolvimento contínuo de tecnologias que evitem o acesso e movimentação militar de atores externos em áreas determinadas, e que busca cada vez mais uma atuação sempre mais precisa. A análise compara dois casos da literatura, a Índia e a Rússia, países responsáveis pelo desenvolvimento conjunto do Sistema de Mísseis de Cruzeiro Supersônico BrahMos. Seguindo o viés marítimo, o estudo se faz acerca do uso da versão embarcada do míssil BrahMos, a partir da política comparada como método. A investigação dos processos que levaram à transformação do BrahMos para o componente naval combinam fatores essenciais para o desenvolvimento do A2/AD, estratégia adotada nos países em questão. A variável dependente desse estudo é a capacidade do A2/AD, que é de natureza agregada, sendo o emprego do míssil embarcado BrahMos. A variável A2/AD se ramifica em três fatores explanatórios que possuem valor de variável de controle: geografia, doutrina e meio. A variável independente é o desenvolvimento compartilhado do BrahMos. A partir de pesquisa em think tanks especializados, documentos, como The Military Balance e bibliografia de base institucional, o estudo do míssil BrahMos, de desenvolvimento conjunto entre a Índia e a Rússia, será feito. A pesquisa propõe responder como a transformação do míssil BrahMos para agregar o componente naval potencializa a operacionalização da estratégia do A2/AD.
Presidente - 1889797 - AUGUSTO WAGNER MENEZES TEIXEIRA JUNIOR
Externo à Instituição - EDUARDO MUNHOZ SVARTMAN