PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA POLÍTICA E RELAÇÕES INTERNACIONAIS (CPRI)

Not informed

Banca de QUALIFICAÇÃO: WAYKEL JEAN MICHEL

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: WAYKEL JEAN MICHEL
DATA: 31/08/2022
LOCAL: CCHLA/UFPB; CCSA/UFPB
TÍTULO: Diplomacia energética brasileira: análise dos acordos internacionais firmados pelo Brasil com os países da América Central (1990-2018)
PALAVRAS-CHAVES: Diplomacia energética; Acordos internacionais; Brasil-América Central
RESUMO: O tema da segurança energética assume destaque nas políticas dos países após os problemas energéticos mundiais nos anos 70 e 80. Com isso a energia se constituí ainda mais como elemento essencial para o desenvolvimento, tendo as políticas de abastecimento energético eficientes base para aumentar o desenvolvimento econômico e dar uma boa vida à população. Os Estados atuam no fornecimento de energia para a população e seus empreendimentos visando garantir o bom funcionamento da sociedade. A diplomacia energética, na forma de acordos internacionais, surge como meio para os Estados obterem o suprimento contínuo e sustentável para garantir energia em seus territórios. Nesse contexto, a presente dissertação tem como objetivo apresentar a análise dos acordos energéticos feitos pelo Brasil com os países da América Central, entre os anos 1990 e 2018. Para tanto, foi feita uma pesquisa bibliográfica, e análise do conteúdo dos documentos de acordos energéticos levantados na plataforma Concórdia (MRE/BRASIL), assim como a aplicação de técnicas descritivas dos dados do Enetrix, inovação tecnológica via web aplicada à análise da cooperação internacional em energia (Gesene/UFPB). O trabalho resultou em achados originais que são relevantes, referentes à cronologia e tipologia dos acordos, parcerias e prioridades construídas, desempenho dos diferentes governos, assim como objetivos e interesses em temas de segurança energética, tais como (1) a garantia da soberania sobre os recursos naturais, (2) o papel das matrizes renováveis e não renováveis e (3) a busca pelo desenvolvimento sustentável, nos ajustes estabelecidos visando a cooperação do Brasil em matéria da energia no continente centro-americano.
Presidente - 1890044 - HENRY IURE DE PAIVA SILVA
Interno - 1983947 - TULIO SERGIO HENRIQUES FERREIRA