PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA POLÍTICA E RELAÇÕES INTERNACIONAIS (CPRI)

Not informed

Banca de QUALIFICAÇÃO: SENE SONCO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SENE SONCO
DATA: 31/08/2022
LOCAL: Sala Virtual
TÍTULO: A Importância do Petróleo na Política Externa entre Guiné-Bissau e Senegal: a riqueza do ouro negro.
PALAVRAS-CHAVES: Política Externa. Guiné-Bissau. Senegal. Petróleo. Disputas Econômicas. Fronteira.
RESUMO: O petróleo é uma das principais matérias-primas e a mais importante fonte de energia do mundo na atualidade, na economia globalizada e por ser essencial ao mundo industrializado e tecnológico. O petróleo se destaca dentre outros recursos naturais, sendo, por isso, o cerne de muitos embates entre Estados nacionais, como ilustra a relação entre Guiné-Bissau e Senegal. Os países vislumbraram a expansão da atividade petroleira, e formalmente assinaram um acordo em 1993, ocasião em que se fez a partilha de 15% do lucro, obtido com a exploração, para Guiné-Bissau e 85%, para o Senegal. A cláusula contratual acirrou controvérsias entre os países, que tornaram a renegociar os direitos sobre a zona em diversas rodadas de reuniões. Esta proposta de estudo se volta para a compreensão desse contexto político-econômico e da dinâmica que envolve as negociações entre Guiné-Bissau e Senegal, as quais abrangem a produção de gás, as perspectivas econômicas e as previsões de entrada no mercado de hidrocarbonetos. Para o desenvolvimento desta pesquisa, optou-se predominantemente pelo método descritivo de abordagem técnica de pesquisa bibliográfica, mediante consulta a livros e artigos em meio físico e virtual. A coleta de informações será de modo descritivo, em que se privilegiarão as entrevistas livres, com o fim precípuo que este tema seja relevante para se questionar, até que ponto o Petróleo, na condição de protagonista desenvolvimentista, tem interferido na política externa da Guiné-Bissau e Senegal.
Presidente - 3154076 - LEILA MARIA DA JUDA BIJOS
Externo ao Programa - 1117798 - JOSE JONAS DUARTE DA COSTA