PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA POLÍTICA E RELAÇÕES INTERNACIONAIS (CPRI)

Not informed

Banca de QUALIFICAÇÃO: ANDRE VIEIRA QUEIROZ

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANDRE VIEIRA QUEIROZ
DATA: 31/08/2022
LOCAL: Universidade Federal da Paraíba - Campus I
TÍTULO: FAKE NEWS E ZERO-RATING: A DESLEGITIMAÇÃO DO PROCESSO ELEITORAL BRASILEIRO A PARTIR DA POLÍTICA DE FRANQUIA GRATUITA DE DADOS DE INTERNET PARA UTILIZAÇÃO EM APLICATIVOS DE MENSAGEM
PALAVRAS-CHAVES: Eleição; Fake News; Zero-rating; Desinformação; Democracia
RESUMO: A presente pesquisa tem por objeto analisar a deslegitimação do processo eleitoral brasileiro a partir da adoção, pelas empresas de telefonia móvel, da prática comercial de zero-rating, potencializando a disseminação das fake news nas camadas mais pobres da população, mediante a inviabilização de checagem de conteúdo nos aplicativos de troca de mensagens com franquia gratuita. Por sua vez, o problema que se põe pode ser sintetizado no seguinte questionamento: a prática da política comercial de zero-rating pelas empresas de telefonia móvel no Brasil contribui para a disseminação das fake news, deslegitimando o processo eleitoral brasileiro e o próprio regime democrático representativo? A hipótese é que a inviabilização de checagem da informação recebida por usuários de baixa renda propicia a criação de um ambiente discriminatório, que exclui grande parte da população brasileira do pleno exercício da cidadania política. O método de abordagem do Projeto de Pesquisa será o dedutivo e o método de procedimento será o monográfico. A técnica de pesquisa será o levantamento de dados através de fontes bibliográficas e documentais, com a utilização de livros e artigos científicos elaborados por autores especializados, bem como levantamentos estatísticos, jurisprudências, recomendações, resoluções e demais normas pertinentes. Palavras-chave: Eleição; Fake News; Zero-rating; Desinformação; Democracia.
Presidente - 1572851 - JOSE HENRIQUE ARTIGAS DE GODOY
Interno - 1965800 - TASSIA RABELO DE PINHO