PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA POLÍTICA E RELAÇÕES INTERNACIONAIS (CPRI)

Not informed

Banca de DEFESA: MATHEUS SOUSA MACIEL GUALBERTO DE GALIZA

DISCENTE: MATHEUS SOUSA MACIEL GUALBERTO DE GALIZA
DATA: 17/11/2022
LOCAL: Google Meet: meet.google.com/nvi-vvuh-kdw
TÍTULO: O Plano Diretor: Análise das relações de poder entre Executivo, Legislativo e sociedade no processo de construção de agenda do Plano Diretor do Rio de Janeiro.
PALAVRAS-CHAVES: Plano Diretor. Rio de Janeiro. Análise de Redes Sociais. Empreendedor Político.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Ciência Política
SUBÁREA: Políticas Públicas
RESUMO: O Plano Diretor do Rio de Janeiro tem sido debatido desde o ano de 2019, com previsão para seu termino no final de 2022. Este, por sua vez, tem sido um instrumento de relevância para o planejamento Urbano Brasileiro, construído junto ao poder executivo, legislativo e a sociedade, a partir de audiências públicas. Esta dissertação buscou analisar como tem sido construída a relação do Plano Diretor do Rio de Janeiro entre o poder Executivo e Legislativo, a fim de identificar quais dessas esferas de poder possuem maior influencia no seu desenvolvimento. Para atingirmos os objetivos propostos, foram adotados métodos quantitativos com a Análise de Rede Social para definir o nível de rede, a centralidade dos atores e o grau de intermediação entre eles. As entrevistas estruturadas foram realizadas com os membros da Comissão Especial do Plano Diretor e outros atores que atuam na formação de agenda da comissão. A analise de dados foi mediada pelo software GEPHI, que possibilitou a analise das redes e a construção do grafo. Em um nível qualitativo foram analisadas as atas das audiências públicas e reuniões da Comissão do Plano Diretor, dialogando com fontes bibliográficas e documentais. Destarte, foi possível verificar que o Poder Executivo apresentou um maior controle sobre as temáticas do Plano Diretor, sendo o Secretário de Planejamento Urbano o ator central da rede.
Presidente - 2027292 - LIZANDRA SERAFIM
Interno - 2034937 - MARCELO BURGOS PIMENTEL DOS SANTOS