PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA POLÍTICA E RELAÇÕES INTERNACIONAIS (CPRI)

Not informed

Banca de DEFESA: MARCO TÚLIO SOUTO MAIOR DUARTE

DISCENTE: MARCO TÚLIO SOUTO MAIOR DUARTE
DATA: 15/03/2023
LOCAL: Sala do Google Meet: meet.google.com/ogc-ukkz-qgq
TÍTULO: O MÍSSIL HIPERSÔNICO E SEU PAPEL PARA A DISSUASÃO CONVENCIONAL E NUCLEAR: UMA ANÁLISE DO CASO DA CHINA
PALAVRAS-CHAVES: Dissuasão Nuclear; Dissuasão Convencional; Mísseis Planador Hipersônicos; Míssil de Cruzeiro Hipersônico; China.
ÁREA: Ciência Política
SUBÁREA: Política Internacional
ESPECIALIDADE: Integração Internacional, Conflito, Guerra e Paz
RESUMO: Eventos como a Guerra da Ucrânia ilustram a relevância de mísseis hipersônicos como parte do poder de combate de um país. Nesse contexto, como os mísseis hipersônicos da China agregam a sua capacidade de dissuasão? Este trabalho pretende analisar quais as contribuições dessas armas para a dissuasão convencional e nuclear da China. A nossa hipótese é a de que os mísseis hipersônicos contribuem para aumentar a credibilidade da dissuasão, auxiliando na execução e operacionalização de estratégias de negação e punição. De modo a atingir nosso objetivo, extraímos do debate sobre dissuasão e da atual literatura acerca dos mísseis hipersônicos características e entendimentos vitais, os quais serão utilizados para subsidiar análises do tema no contexto chinês. Metodologicamente, empregamos abordagem qualitativa e estruturamos a pesquisa como um estudo de caso único, utilizando o debate de dissuasão como alicerce teórico para analisar os dados coletados de documentos primários e secundários da China. Ao fim do trabalho, analisamos o contexto da China a partir de três estratégias dissuasórias: dissuasão pela punição nuclear, dissuasão pela negação convencional, dissuasão pela punição convencional.
Presidente - 1889797 - AUGUSTO WAGNER MENEZES TEIXEIRA JUNIOR
Externo à Instituição - EDUARDO MUNHOZ SVARTMAN