PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA POLÍTICA E RELAÇÕES INTERNACIONAIS (CPRI)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: HELMER MARRA RODRIGUES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: HELMER MARRA RODRIGUES
DATA: 03/03/2023
HORA: 14:00
LOCAL: https://meet.google.com/ayj-mvmd-rsx
TÍTULO: Indústria de K-Pop: estratégias de promoção por meio da Diplomacia Pública do governo sul-coreano.
PALAVRAS-CHAVES: Confucianismo; Diplomacia Pública; Indústria de K-Pop; República da Coreia.
PÁGINAS: 123
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Ciência Política
SUBÁREA: Política Internacional
ESPECIALIDADE: Relações Internacionais, Bilaterais e Multilaterais
RESUMO: O tema dessa dissertação é a Indústria de K-Pop e a Diplomacia Pública sul-coreana, com recorte nas estratégias de promoção da marca nacional pelo governo. A relevância do tema dá-se pela expansão da Onda Coreana, com a exportação dos produtos culturais exportados da Coreia do Sul. Junto a esse fator, tem-se o aumento exponencial do consumo desses mesmos produtos, com incidência na emergência dos estudos coreanos sobre como funcionam as motivações desses resultados. Ademais, a necessidade de exploração de outras visões sobre essa Indústria vasta e da importância no aumento desses estudos em português para a academia brasileira. As bases metodológicas aplicadas no trabalho são uma mescla da pesquisa bibliográfica, tal qual documental, em artigos, documentos (históricos e governamentais), livros e teses sobre os assuntos discutidos em cada um dos capítulos. Cada capítulo foi constituído de modo a servir como uma lente de conhecimento sobre os desdobramentos na sociedade sul-coreana das práticas levantadas. Com isso, o objetivo geral é o de explorar a relação entre a Indústria de K-Pop e a Diplomacia Pública sul-coreana para promoção de uma marca nacional. Ramificam-se os objetivos específicos para tratar da República da Coreia para: identificar as bases da formação identitária com a experiência do confucianismo e seu enraizamento no território; esquematizar a políticas culturais e conceitos jurídicos da Diplomacia Pública; contrastar a formatação da Indústria de K-Pop e das promoções governamentais. Os dados apontam para a diversidade que o governo emprega a Diplomacia Pública para promoção positiva de sua imagem, a partir daquela Indústria na Onda Coreana. Todo esse construto é refletido na melhora das relações político-comerciais da ROK com a comunidade internacional, onde os produtos culturais da Onda, apresentados como parte da política externa, para conquistar outros objetivos e mediar parte das relações internacionais
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3154076 - LEILA MARIA DA JUDA BIJOS
Externo à Instituição - ALANA CAMOÇA GONÇALVES DE OLIVEIRA
Externo à Instituição - KRYSTAL CORTEZ LUZ URBANO